quarta-feira, 2 de julho de 2008

Baralhada... Á procura de respostas!


Sinto-me confusa, baralhada, desanimada, tonta com este assunto... Tenho imensas perguntas e ninguem para me responder! Vou ao planeamento familiar dia 16 ou marco uma consulta numa Clinica Privada e desembolso 100€ por conta da incompetência da Médica de Familia? Estou mesmo a stressar cedo demais, como a médica diz, ou devo começar a fazer exames especificos? O que é que devo fazer? Não quero andar a tentar mais um ano, e se não tiver resultados? E se um de nós tem mesmo algum problema e andamos a adiar o tratamento, que por si já é demorado? Sou uma chata com isto, não sou? Será que alguma vez vou conseguir ter o feijãozinho? SOCORRO preciso de respostas, preciso desabafar com alguem que perceba deste assunto...


Associação Portuguesa de (In)Fertilidade


"Definição de infertilidade
A infertilidade é o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos orgãos reprodutores, dos gâmetas ou do concepto. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de um ano de vida sexual contínua sem métodos contraceptivos. Esta definição é válida para o casal com vida sexual plena de amor e prazer (3-5 vezes por semana), em que a mulher tem <35>

Médicos de Portugal


"Considera-se que existe um problema de infertilidade quando o casal tem relações sexuais, regularmente sem utilizar contracepção durante o período de 1-2 anos, sem que ocorra uma gravidez. No entanto, isso não significa que ela não possa ocorrer naturalmente após esse período ou recorrendo a técnicas específicas, uma vez que a infertilidade total, ou esterilidade, é uma situação rara."


Widipédia


"A esterilidade ou infertilidade é uma condição normalmente irreversível que impede a concepção. Enquanto que infertilidade representa a incapacidade de conceber após um ano de relações sexuais não protegidas (seis meses se a mulher tem mais de 35 anos de idade) ou a incapacidade de manter a gravidez até o termo, a esterilidade é a total incapacidade de um homem ou mulher de gerar filhos biológicos devido a limitações em seus sistemas reprodutores."


Eu sei que ainda a semana passada, tinha prometido não desesperar com este assunto, e que ia viver o Verão ao máximo, mas como diz a minha amiga "Barriguitas", não devo descurar quando se trata do feijãozinho. Para além disso, estava a contar que o P. conseguisse finalmente que a médica lhe passa-se alguns exames, e depois ia eu à consulta dia 2 (supostamente hoje) e implorava os exames para mim. Nem o P. conseguiu os dele, nem eu tenho consulta, terei que esperar mais 2 semanas :S depois de estar à espera 6 meses. O pior é quando alguem nos pergunta, "então os bebés?" Ou "já está na altura de terem um bebé" Ou as avós e as mães sem saberem de nada a implorar pelos bisnetos e os netos. Tenho alguns amigas que quando me disseram que iam começar a tentar, conseguiram quase de imediato. Também tenho algumas que demoraram algum tempo, mas nunca mais de 9 meses. Ok vou parar! Chega! Volto a escrever sobre este assunto no dia 17, depois da consulta de dia 16. O meu blog deve ser o pior blog do Mundo... Não faz mal, são só desabafos momentaneos de uma mulher que quer ser mãe, e nunca imaginou que fosse tão dificil.

3 comentários:

Susana Rodrigues disse...

Para te ser honesta, penso que deverias ir a um ginecologista particular (e não é preciso gastar 100 euros...).
Pode ser que não estejas a ovular, simplesmente. Há muitas mulheres que após deixarem a pílula não conseguem que o seu organismo o faça sem uma ajudinha...
E se for isso é tão fácil de detectar e resolver...

Bjs
Susana

Barriguitas (Sílvia) disse...

Bem amiga que sufoco, é mesmo para gritar. Nem sei que te diga. Imcompetência geral é o que é.
Nao desistas querida, mas compreendo a tua frustraçao. Até eu agora fiquei frustrada.

Ana disse...

Do (pouco) que li (acabei de chegar, certo?!) concordo com a Susana: não é preciso 100€ para ir a um consultório privado, mas podes esbarrar com outro "naturalista" - a tua médica não está sozinha nesse campo...

E se fosses à tal consulta (se ela deixar...) primeiro ver se a convences que te estás a passar e que o stress é dos piores inimigos da fertilidade. Entretanto podes experimentar uns testes de ovulação um mês só para veres o que dá...

Tenho um comentário no blog de alguém a quem os testes deram negativos e, ainda ssim, engravidou... mas às vezes só sabermos que estamos a fazer alguma coisa já acalma!