quarta-feira, 16 de julho de 2008

TRIBULUS (medo!!!)


Estive a espreitar o blog da Mar e li o ultimo post dela, onde nos contava que aderiu a umas capsulas compradas numa ervánaria por indicação de uma amiga... Começei logo a rir-me sozinha :)
Há tempos, pesquisei na Internet, produtos naturais para aumentar a fertilidade e encontrei umas capsulas, para aumentar a testosterona dos nossos meninos!! Nas indicações diz que aumenta a quantidade de soldadinhos e a sua qualidade, tornando-os mais fortes, e que em alguns países nórdicos esta planta é usada na ajuda ao tratamento dos casais com problemas de infertilidade.. Fiquei toda contente :) Cheguei a casa e informei o P. da minha descoberta, e até já tinha passado no Centro Comercial para espreitar a ervanária e vi lá o frasco milagroso, só não tive coragem de o comprar. O P. passou-se comigo (bolas!) disse-me logo que não ia tomar nenhuma porcaria de ervanária e que aquilo devia ter um monte de efeitos secundários, (que mariquinhas marido).. Uns dias depois vimos uma reportagem no Canal 2 sobre os efeitos da testosterona, e basicamente a ideia que passaram é que os homens com niveis mais elevados tem mais tendência a ter amantes, e "saltam" para qualquer rabo de saia... Pronto amor, tens razão se calhar a planta não é boa ideia! E ficamos por ali com este assunto.
Mas para quem quiser experimentar deixo aqui o site, www.naturalsaude.com, e a informação da plantinha: (depois contem-me os resultados)

"Tribulus Terrestris
Planta que cresce em climas tropicais e que tem sido usada, desde há centenas de anos, pela medicina popular. Na Bulgária e noutros países da região dos Balcãs é usada para tratar a infertilidade e estimular a líbido. Mais recentemente, tem sido utilizada como agente anabólico pelos atletas que praticam modalidades de força.

A planta contém saponinas e de acordo com um trabalho científico, são estes compostos os responsáveis pelas suas propriedades afrodisíacas. É também rica em esteróides, flavonóides, alcalóides, fitosteróis, glicósidos, cálcio, fósforo, ferro e proteína, que parecem ter um efeito estimulante sobre o sistema imunitário, sexual e reprodutor, originando também visíveis aumentos da massa muscular e da endurance.

Tribulus terrestris aumenta os níveis de várias hormonas, como a testosterona, hormona luteinizante (LH) e a F.S.H. Estudos comprovam que quando administrado em homens saudáveis de 28 a 45 anos, em 3 doses de 250mg ao dia, pode ocorrer um aumento de 41% dos níveis de testosterona. Além da elevação do testosterona, há um aumento da líbido, frequência e força das erecções e recuperação da actividade sexual.

A Tribulus terrestris provoca vasodilatação, o que pode explicar os seus efeitos sobre a erecção. Pode aumentar ainda a contagem de espermatozóides, bem como a sua motilidade, podendo, por isso, ser um auxiliar precioso para tratar a infertilidade. Em mulheres, diminui os sintomas da frigidez sexual, aumenta a líbido e reduz os sintomas da menopausa. Ao aumentar as concentrações plasmáticas de testosterona, vai provocar hipertrofia muscular e os consequentes ganhos de força.

O Instituto Químico-Farmacêutico em Sofia, na Bulgária, conduziu estudos clínicos com Tribulus terrestris, que mostraram uma melhoria nas funções reprodutoras, incluindo aumento na produção de esperma e testosterona, em homens. Nas mulheres verificou-se um aumento da concentração de hormonas, incluindo o estradiol, com alteração ligeira da testosterona e melhoria da função reprodutora, líbido e ovulação.

Um outro estudo envolvendo indivíduos saudáveis a tomar 750mg/dia de Tribulus terrestris, avaliaram as respostas hormonais que revelaram aumentos de LH de 14,38 ml/U/ml para 24,75ml/U/ml. A testosterona livre nos homens também aumentou de 60ng/dl para 84,5ng/dl.

Outro estudo realizado em mais de 200 homens que sofriam de impotência, revelou que muitos dos homens experimentaram aumento dos níveis de LH e testosterona, da produção de esperma e da sua motilidade."

Sem comentários: