quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Amor de mãe?



Este Carnaval, tivemos 4 dias intensos, completamente preenchidos e cheios de amor... Pensei muito antes de escrever sobre este assunto, e não vou entrar em grandes pormenores, para não revelar muito esta nossa história, e também porque sinceramente não sei explicar os motivos que nos levaram a "adoptar" um menino de 14 anos. Conhecemos o S., à uns meses atrás quando ele passou nas captações da equipa de Futsal que o P. treina, comecei logo a ouvir falar dele lá em casa, pelos piores motivos, porque era demasiado rebelde, porque respondia de forma agressiva, porque não respeitava a equipa... Quando o conheci, só vi uns olhos azuis gigantes e ternurentos, e de imediato percebi que por trás daquela "capa" estava um bebe grande e carente. Os meses foram passando, fui-me aproximando do S. e ele de mim, até chegarmos ao ponto de eu lhe telefonar todos os dias, só para ele ter alguém com quem desabafar, as bases familiares são quase nulas, o ambiente que o rodeia não é o mais saudável, e as regras mais básicas que existem no crescimento de uma criança o S. simplesmente não sabe, porque ninguém o ensinou. Mas quando o olhamos nos olhos, não pode existir ninguém mais doce, inocente, cheio de amor para dar, e exigindo tão pouco para ser feliz. Neste momento, o meu coração dispara ao pensar no "nosso menino", a experiência de te-lo connosco durante 4 dias foi a melhor possível, posso confessar que com ele e em pouco tempo aprendi o que é sentir amor de mãe, é uma sensação tão forte, uma preocupação constante, um querer mais e melhor para ele, o pedir a Deus para que ele nos ouça e siga pelo caminho que lhe estamos a apontar, não consigo descrever os sentimentos que envolvem esta relação, mas quando aquele menino me agradece com as lágrimas nos olhos, ao mesmo tempo que me revela que sou como uma mãe para ele, e me dá um beijo e um abraço sincero, apenas porque lhe dou atenção, porque me preocupo, porque lhe dou a mão, sinto-me completa. Sei que pouco mais posso fazer por ele, sei que tenho que controlar a minha vontade de o agarrar, trazer para casa e dar-lhe o futuro que ele merece, mas tenho a certeza que esta ligação se vai manter para sempre. O motivo pelo qual resolvi revelar este bocadinho da nossa vida é porque existem muitos S. por ai, e às vezes não compreendemos o quão importante podemos ser na vida de alguém, podemos ser mães, ensinar o que sabemos e simplesmente oferecer o nosso coração, não sou só eu que estou a mudar a vida do S., ele também está a mudar a minha... Eu e o P. ainda não falamos em adopção, mas com certeza quando chegarmos a essa fase da nossa vida, iremos pensar nesta experiência com o maior carinho do Mundo, porque se pudesse e se as circunstancias fossem outras, não hesitava em adoptar este menino de 14 anos.

12 comentários:

Mar disse...

És mesmo muito querida. Esse teu bocadinho de vida é uma doçura. Obrigada por partilhares. Beijinhos

Unknown disse...

Por vezes andamos sempre á procura de um bebé pequenino quando existe tantos bebés grandes, contra mim falo, que antes de engravidar já tinha falado em adopção com o meu J. e sempre quis adoptar um bebé com máximo de 2 anos. A tua experiência demonstra como por vezes acabamos por esquecer que existe outros bebés grandes que preisam tanto de nós como nós deles.

bjs grandes

Susana Pina disse...

Tu tens um coração de ouro...parabéns por seres assim.
Sabes amiga, eu tenho tanto medo de me "pegar" assim a alguma criança, e depois saber que ela pode nunca ser minha...por isso louvo quem é capaz de o fazer. E o S. é certamente uma criança muito mais feliz depois de te ter conhecido.
Um beijão na mamã Drikas
Susana

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

PARABENS LINDA!!!
DAR AMOR SEM LIMITES E SEM ESPERAR NADA EM TROCA...É BONDADE PURA!!

OBRIGADA POR PARTILHARES, CONFESSO Q FIQUEI COMOVIDA!!
É MUITO TRISTE CRIANÇAS ASSIM!!!
MIL BEIJINHUSSSSSSSSSSSSS

Olinda Dinis disse...

Tenho a certeza que voces ganham tanto quando o S. continua a ama-lo assim que não ficarás a perder.
Beijinho

PauLLa disse...

Que grande coraçao...
Todas nós deviamos ter a vontade e a disponibilidade de dar amor a tantos S. que por a anam..
Que gd exemplo de carinho...

bj grande

klaudinha disse...

Aimiga até fiquei emocionada... és mesmo uma doçura!!

beijocas

Ana disse...

Fiquei sem palavras

Maruja disse...

Querida, fiquei tão comovida com a tua partilha. A vida só faz sentido quando partilhamos o nosso amor com o outro. Fico muito contente por essa criança ter da vossa parte tanto amor e por retribui-lo e fazer-vos também mais felizes.
Eu ontem recebi os dois primeiros desenhos das minhas afilhadas Rita e Taciana. São moçambicanas, têm aninhos e com um pouco da minha contribuição vivem um pouco melhor. O meu coração ficou iluminado. Só o amor dá sentido à vida. Não à dúvida.

Unknown disse...

Amiga, muitos parabéns por essa decisão, e ainda bem k todos vocês adoraram essa experiência, e espero sinceramente k se repita para todo o sempre.
E aproveito para deixar uma informação para quem não sabe, e ficou com vontade de partilhar a tua experiência.
Existe uma casa de acolhimento em lisboa, que tem "as familias amigas". Pelo k me explicaram, a familia amiga leva a criança p casa aos fins-de-semana, e também pode ter essa criança durante 15 dias nas férias. Não é o pai nem a mãe, pk as crianças têm pai e mãe, mas sim, como o nome indica, são a familia amiga; k pode dar mto amor tal como uma mãe e um pai a uma criança k necessita de muita coisa, e a mais importante é essa mesmo, amor, amizade, alguém k olhe por eles. Eu andei com muita vontade de o fazer há um ano atrás, só k com os domingos ocupados como eu tenho, torna-se mais complicado conseguir trazer uma criança comigo para passar só um dia... Pode ser k um dia consiga.
Bjo enorme

Dali disse...

Menina, vc já é mãe... falta apenas seu filho chegar à sua casa...

mil beijos, Dalila

Cakuxa disse...

Amiga que linda história, é bom teres esse sentimento e quando te sentires triste como pareces estar agora lembra-te que fazes feliz alguém como o S. com a tua bondade!

Muitos beijinhos