quinta-feira, 30 de outubro de 2008

blog agenda

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Acelerar ou Abrandar?


Ontem, conforme indicações do Prof. Calhaz Jorge liguei para a Cemeare e marquei o 2º exame do maridão para sábado, dia 8 de Novembro, e até fui simpática porque marquei um "teste caseiro" só temos que ir entregar os resultado da parte da manha, e dentro da primeira meia-hora. Muito mais fácil assim... Depois de marcar este exame, olhei para o calendário, e pensei para os meus botões, o Mr.Red tem visita marcada para dia 14, o Dr. dá consultas às 2ª e 5ª, eu tenho os resultados do exame do P. no próprio dia, e sei que os tratamentos começam no 1º dia do ciclo (esta cabeça não pára)! Ou seja, se marcar a próxima consulta para dia 13, mesmo antes do 1º dia do ciclo, pode ser que o Dr. inicie logo algum tratamento...
Ao chegar a casa, conversei com o P. sobre estas decisões, mas a opinião dele é que devíamos esperar durante o mês de Novembro, e só marcar consulta em Dezembro, porque pode ser que "aconteça" este mês! Agora fiquei baralhada, será melhor abrandar o ritmo ou acelerar à procura de respostas e possiveis soluções????




segunda-feira, 27 de outubro de 2008

1ª Consulta

Ontem demos mais um passo na nossa caminhada, fomos à nossa primeira consulta com o Prof. Calhaz Jorge, a clínica é normal, nada de especial, sem grandes luxos nem modernizes mas achei acolhedora, apesar de estar muito nervosa durante o tempo que estivemos à espera...

Entramos no consultório, o Dr. foi logo muito simpático, e fez aquela primeira pergunta:

- O que vos trás aqui? (penso que não era necessário perguntar)

Mas depois desta primeira pergunta, a conversa fluiu, mais ou menos normalmente, começou a fazer-nos um questionário simples com perguntas simples, do género:

- Tem a menstruação todos os meses? (Sim) É regular? (Sim) Tem dores? (Não) Tem ciclos de qtos dias? (mais ou menos 30) e continuaram as perguntas até chegar ao P.! Com o P. as perguntas foram menos, mas igualmente pertinentes.

- Já fizeram algum exame? SIM e começo a tirar a papelada da pasta. Viu tudo, apontou quase tudo, perguntou se já tínhamos feito analises ao HIV e à Hepatite, respondemos que sim mas que só levamos as ultimas analises, por isso não constava, pediu-nos para levarmos na próxima consulta. Detectou um erro nas minhas ecografias, em menos de 3 meses, o meu útero "cresceu" 3 cm, disse logo que era impossível e que as ecografias não estavam correctas, mas que qualquer das formas o importante é que está tudo bem, viu que eu fiz o "nicolau" à pouco tempo, e por isso não me analisou ontem!

Quando chegou ao espermograma do P. percebeu que algo não estava bem (claro), mas não dramatizou nada a situação, explicou-nos que os resultados podem ser influenciados por vários factores, e por isso tinha que repetir aquele exame.
O P. perguntou se os valores eram muito graves? O Dr. explicou-nos calmamente que o normal é terem 20 milhões e que naquele dia ele só tinha 13milhões, mas o mais preocupante a confirmar-se os mesmos valores no 2º espermograma, era a mobilidade porque 75% estão imóveis. Mas só quando tivermos o novo resultado é que falávamos de soluções.

Foi animador, esteve sempre a realçar que até nos casos mais graves, acontecem gravidez espontâneas, e que a medicina está muito avançada, e que o nosso caso como eramos novos a taxa de sucesso será bastante elevada. Mas que ainda era muito cedo para falar em qualquer tipo de tratamento, assim que tivéssemos os resultados do espermograma voltávamos a conversar.

Agora a ler aquilo que escrevo, até acho que a consulta foi bastante positiva, e que realmente não havia nada a fazer antes da confirmação do diagnóstico, mas ontem fiquei com a sensação que foi tudo muito rápido e que trazíamos poucas respostas às nossas duvidas.

Ainda perguntei (estupidamente) antes de sair: - E até os novos resultados, não há nada que possamos fazer?

O Dr. começou a rir e respondeu: - Então não há!!! Podem continuar a treinar e a fazer a vossa vida normal.

Ok...


Hoje de manha, tive a noticia de mais uma gravidez, as duas cunhadas da minha amiga Bomboca estão grávidas, uma de 7 semanas, e a outra de 3 semanas, e nenhuma delas esteve mais de 2 meses a tentar, aquilo naquela família é tiro certeiro... Parabéns às duas.

Ao vivo e a cores...

Para continuar com a animação e ter um fim de semana em grande, comprei dois bilhetes para o Musical Fame no Teatro Tivoli e obriguei o P. a irmos ver a peça no sábado à noite. Tinha que ir ver, adoro a serie, não podia perder a oportunidade de ouvir a musica ao vivo. Foi uma noite bem passada, embora ache que a peça não tem muito conteúdo, as histórias são abordadas de modo muito superficial, e só quem acompanhou a serie é que consegue perceber o sentido. Claro, que o P. ficou um bocadinho à toa com aquilo, digamos que musicais não são bem a praia dele lollollll, mas no fim até gostou. Eu fico sempre impressionada com a qualidade das vozes e dos bailarinos quando vejo um espectáculo deste género, temos grandes artistas em Portugal, que podiam ter uma carreira em qualquer parte do Mundo. Foi bom, distrai-me e o fim de semana passou a correr...Hoje é o grande dia, a nossa primeira consulta de infertilidade com o Prof. Calhaz Jorge, estou ansiosa claro, quero muito encontrar respostas para todas as minhas duvidas, e quero muito sair do consultório com um caminho traçado em direcção à realização do nosso maior sonho.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Fame

Sempre que ouço esta musica fico mais animada, não perdia um episódio da serie, a mensagem é simples, ACREDITAR SEMPRE NOS NOSSOS SONHOS...E é isso que vou fazer daqui para a frente, acreditar e ter esperança, porque um dia vamos conseguir o nosso feijãozinho, e nesse dia seremos totalmente felizes.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008


Ando assim tristonha, apática, sem vontade para grandes aventuras... Novidades? Só na próxima segunda-feira quando sair da consulta com o Prof. Calhaz. Na passada sexta-feira vi a pequena reportagem que exibiram no Telejornal da RTP, e pela primeira vez chorei ao ouvir a palavra infertilidade, as lágrimas caíram-me pelo rosto sem conseguir controlar, senti que estou no mesmo barco que aquelas mulheres, senti que tenho que me preparar para uma luta que não escolhi, senti que afinal o meu feijãozinho pode não estar atrasado apenas por falta de pontaria.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Prof. Calhaz Jorge



Depois de ter colocado um tópico no fórum da Associação Portuguesa de (In)Fertilidade, a pedir opinião acerca da Clínica Cemeare e do Dr. Pedro Sá e Melo, as respostas foram as mais variadas, umas positivas outras nem tanto....
De inicio, fiquei muito indecisa, se mudava de Clínica, se mudava de médico dentro da mesma Clínica, ou se mantinha a consulta com o Dr. Pedro. Liguei para a IVI mas só estão a marcar consultas para Dezembro, e isso está fora de questão, esperar mais 2 meses para a 1ª Consulta, com a ansiedade que ando, quando fosse à consulta já levava uma hérnia nervosa e tiques no olho!
Umas dores de cabeça depois, mudo, não mudo, não mudo, mudo, MUDEI... Marquei consulta para dia 27 deste mês com o Prof. Calhaz Jorge no consultório dele, às 18.30h, mais uma vantagem, para além de ser um dia antes não vamos precisar de faltar ao trabalho. Agora é esperar até ao dia da consulta, confesso que estou com um pouco de receio, vai ser a nossa 1ª consulta de infertilidade, estou com medo do que vamos ouvir, do que vamos sentir, de como vamos reagir aos novos exames, enfim penso que é legitimo ter medo mas nunca iremos deixar que esse medo nos impeça de lutar por aquilo que mais queremos.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Comentário relaxante

Amor prefiro ter poucos soldadinhos do que não saber
como usar a arma!!!!

(pelo menos o maridão manteve o bom humor)


segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Novidades...menos boas

As novidades não são boas, mas com a vantagem de começarmos a perceber melhor as causas para esta espera de quase 2 anos. Os exames do P. estão fraquinhos, e trazem um nome gigante e feio associado, pode ter sido por ele estar constipado e andar à duas semanas a tomar Cegripe, vamos ver o que o Dr. Pedro Sá e Melo nos diz no dia 28, qualquer das forma vou preparada para encontrar soluções, não quero perder muito tempo a tentar perceber as causas, quero levantar a cabeça, respirar fundo e começar a batalhar com mais força para a realização deste sonho... Até lá, não há nada a fazer, senão unirmos-nos ainda mais e prepararmo-nos para a luta que se adivinha.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Falso Alarme

A boa noticia é que provavelmente o teste de gravidez marroquino funcione, depois de ter a agulha mergulhada no Mr. Yellow, que não foi o ultimo do dia, mas sim o ultimo do final da tarde, qualquer das formas não deve haver diferença, a verdade é que a agulha manteve-se prateada, se calhar um pouco mais basa, com alguma boa vontade, mas preta não estava de certeza. Para reforçar o resultado do teste caseiro, fiz os dois testes de gravidez que tinha em casa, um ao final da tarde e o outro hoje de manhã com o 1º Mr Yellow, os dois com o mesmo resultado, um Belo Negativo...
Hoje estou triste, estou frustrada, estou revoltada, estou com vontade de esquecer isto tudo e de voltar a ser quem era antes desta luta começar. Não sei se terei força para iniciar tratamentos e ouvir diagnósticos, e ir a consultas, e ter que fazer tudo em função de um sonho que deveria ser simples de concretizar. Tenho uma grande admiração por todos os casais que lutam sem parar à anos pelo objectivo de ter o filho com que sonham, mas acho que não sou assim, sou impaciente, sou ansiosa e sou obcecada por aquilo que quero, e quando aquilo que quero, não chega mês após mês, após mês, fico sem energia e perdida sem saber que rumo seguir. Preciso parar para pensar, preciso "limpar" a minha cabeça e iniciar do zero sem períodos férteis e sem pressão. Estou a entrar num ciclo vicioso que me está a prejudicar como pessoa, como mulher, como amiga, preciso que alguém me explique como se apaga esta sensação de impotência do coração...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Dicas Brilhantes


Acompanho frequentemente o Fórum da APF, infelizmente não me consigo registar, até já enviei dois ou três e-mails, todos sem resposta, é pena...
Hoje, ao ler os vários tópicos descobri um que me chamou muito muito a atenção (ou não estivesse eu com um atraso de 4 dias), teste de gravidez caseiro, boa boa boa, a explicação:
"Se tiver um atraso de 1 dia e o teste da farmácia der negativo, cá está um teste marroquino que antigamente faziam antes de existirem os testes da farmácia e de sangue, então cá vai: Numa caixa de plástico (pode ser aquela das analises de urina ou outra qualquer) por a urina da noite antes de se ir deitar, juntar lá dentro uma agulha nova de metal, fechar bem a caixa e deixar actuar 8 horas no mínimo. No dia seguinte ao abrir a caixa, se a agulha não mudou de cor não está grávida, se a agulha ficou preta, espere mais 3 dias e faça o teste e terá um belo e grande positivo. Dizem que este teste é muito fiável e quase todas as mulheres marroquinas o fazem."
Fica então prometido, se o Mr. Red não me visitar até ao final do dia, faço o teste marroquino, afinal vou conseguir dar uso à caixa de costura que a minha avó me ofereceu :) Amanha venho contar os resultados...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Em espera...

Nada se passa no meu reino... Estou simplesmente à espera! Espero pelo resultados dos exames, que me está a criar alguma ansiedade e algum receio, de ter que enfrentar um problema real, ou um diagnóstico complicado. Espero pela visita do Mr. Red, que resolveu atrasar-se, para agravar a minha ansiedade, ou será que a ansiedade o atrasou a ele. Espero pela consulta na clínica privada, que ontem tentei imaginar como será, e fiquei com uma sensação estranha de não saber o que dizer, ou não ter coragem de expressar exactamente aquilo que sinto. E espero que me liguem da MAC com alguma novidade, mas em relação a esta espera, devo ter que esperar sentada, com certeza. Estou a ficar tão chata, que já não me aguento a mim própria, xixxaxxx...





sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Missão Cumprida

Para começarmos bem o fim de semana, acordámos às 6h porque o único laboratório que encontrei, na zona de Lisboa, que faz os exames com credenciais da médica de família, ainda fica um pouco afastado da nossa casa, e como entramos no trabalho às 9.30h, eram 7h estamos dentro da clínica com a senha 3 (espectáculo).

O P. (tadinho) que andava à 1 mês a tentar livrar-se de fazer os exames, começou logo ontem à noite a dizer piadas parvas acerca do assunto, que duraram desde o jantar até adormecer. E de manha assim que acordou lá veio a mesma piada, para desanuviar o momento.

Chegámos à clínica, para minha admiração começam a chamar as senhas exactamente às 7h, sem atrasos, devo dizer que adorei toda a organização e a simpatia das pessoas. Fomos rapidamente solicitados para a parte mais fácil, tirar sangue, depois eu fiz um exame especifico onde me retiraram uma amostra cá dentro, já fiz este exame e estava tudo bem. Quando saí do gabinete passei pelo P., que estava branco e a única palavra que me disse foi "uretra, amor a sra disse uretra" lollolll.

Vim para a sala de espera e passado 30m lá estava o meu menino, prontinho para irmos tomar o pequeno almoço, BOA AMOR CONSEGUISTE. Claro que no carro vim a aguentar ainda mais piadas, agora acerca da salinha e do Dvd avariado, e do copinho minúsculo, e a preocupação com a quantidade que disponibilizou para analise, eu só me ria com aquele novo trauma, e espero que não seja preciso repetir a proeza ou pior :S, o que interessa é que esta missão foi cumprida, e os exames estão prontos dia 10.

Este fim de semana esperamos o Mr. Red e avançamos para um novo ciclo, com a consulta marcada para dia 28, espero que o mês passe rápido, estou desejosa de ouvir uma opinião médica especializada e avançar para com um caminho traçado .

Quanto a todas as novas netamigas que me deixam os seus comentários, tenho a dizer que ADORO receber os vossos miminhos e a desejar a todas um GRANDE FIM DE SEMANA COM MUITO NAMORO ;D

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Adoro


ADORO A MINHA FAMILIA PORQUE ME DÁ SEGURANÇA, AMO O MEU MARIDO PORQUE ME OFERECE AMOR INCONDICIONAL, ADORO OS MEUS AMIGOS PORQUE FAZEM PARTE DE MIM E DA MINHA HISTÓRIA, ADORO TODAS AS NOVAS AMIGAS QUE ME DEIXAM OS SEUS COMENTÁRIOS PORQUE ME DÃO IMENSA FORÇA E ESPERANÇA...

"A voz do CoraçãoSe meu coração falasseDiria da ventura suprema de estar envolto em amorSe meu coração falasseDiria quanto dói a saudade de um amorSe meu coração falasseDiria quanto pesa a angústia de uma injustiçaSe meu coração falasseSeria o melhor poetaDiria da beleza de uma rosaDa paz de um sorriso infantilDa graça de um beija florSe meu coração falasseProvavelmente seria um arauto da parceriaUm profeta ensinando-nos o ParaísoUm seresteiro, um poeta, um trovador!Se meu coração falasseCertamente cantaria doces canções exaltando os casaisConversaria em linguagem própria com os animaisDiria versos às floresFaria dueto com as águas do rioDiria carinhos ao Sol e às Três MariasSe precisasse da escrita para se comunicarEscreveria coloridoTalvez em vermelho paixãoOu em prata que pegaria das noites de luarE quem disse que ele não arranjou um jeito de falar?Diz amo você com meu olharEntoa ternuras quando me ponho a cantarReveste-me de verdade crua quando estou a poetarPena que sua voz é baixinhaE nem todos podem ouvi-lo!Só os amantes possuem o poder de escutarA doce e meiga voz do coração...Privilégio dos amantes, então... Magda Almodóva"

MAC


Mais uma etapa concluída, ontem resolvi fazer o sacrifício de não almoçar e transformar a minha hora de almoço numa ida relâmpago à Maternidade Alfredo da Costa... Saí do trabalho às 15h a correr para o Metro e lá vou eu, a vontade não era muita, mas o motivo é de importância maior. Ao contrário do que me disseram não fui mal tratada, nem mal atendida, nem mal nada, até porque estive no máximo 5 minutos lá dentro. Foi entrar, perguntar ao segurança onde se marcava as consultas, olhar pelo canto do olho para a sala de espera completamente cheia, virar à direita e depois à esquerda, e lá encontrei o balcão, tinha apenas uma pessoa à minha frente:
- Boa tarde! Venho marcar uma consulta de infertilidade (infertilidade sempre dito num tom mais baixo, sabe-se lá porquê :S).
- Trouxe a documentação da sua médica?
- Sim (e entrego)
- Pronto
- Pronto?
- Sim, está tudo. Agora a enfermeira vai seleccionar e depois contacta, é este o seu numero?
- Sim... Não fico com nada em como entreguei esses papeis?
- Não. Mas sabe que vai demorar...
- Sim sei! Obrigada.
E pronto fui embora... Ainda presenciei um casal a entrar, ela gravidissima a andar super devagar, e o pai com o malão às costas parecia uma barata tonta a perguntar onde eram as urgências!!!
Depois de uma hora e meia, estava de volta ao trabalho, com a sensação de que o meu cérebro apagou imediatamente o facto de ter entregue aqueles papeis na Mac, vim sempre a pensar que quando me telefonarem para ir à primeira consulta, já eu tenho 3 filhos em casa (isso é que era de valor). Não sei que tipo de selecção a enfermeira faz, mas cheira-me que não serei uma prioridade!!