segunda-feira, 27 de outubro de 2008

1ª Consulta

Ontem demos mais um passo na nossa caminhada, fomos à nossa primeira consulta com o Prof. Calhaz Jorge, a clínica é normal, nada de especial, sem grandes luxos nem modernizes mas achei acolhedora, apesar de estar muito nervosa durante o tempo que estivemos à espera...

Entramos no consultório, o Dr. foi logo muito simpático, e fez aquela primeira pergunta:

- O que vos trás aqui? (penso que não era necessário perguntar)

Mas depois desta primeira pergunta, a conversa fluiu, mais ou menos normalmente, começou a fazer-nos um questionário simples com perguntas simples, do género:

- Tem a menstruação todos os meses? (Sim) É regular? (Sim) Tem dores? (Não) Tem ciclos de qtos dias? (mais ou menos 30) e continuaram as perguntas até chegar ao P.! Com o P. as perguntas foram menos, mas igualmente pertinentes.

- Já fizeram algum exame? SIM e começo a tirar a papelada da pasta. Viu tudo, apontou quase tudo, perguntou se já tínhamos feito analises ao HIV e à Hepatite, respondemos que sim mas que só levamos as ultimas analises, por isso não constava, pediu-nos para levarmos na próxima consulta. Detectou um erro nas minhas ecografias, em menos de 3 meses, o meu útero "cresceu" 3 cm, disse logo que era impossível e que as ecografias não estavam correctas, mas que qualquer das formas o importante é que está tudo bem, viu que eu fiz o "nicolau" à pouco tempo, e por isso não me analisou ontem!

Quando chegou ao espermograma do P. percebeu que algo não estava bem (claro), mas não dramatizou nada a situação, explicou-nos que os resultados podem ser influenciados por vários factores, e por isso tinha que repetir aquele exame.
O P. perguntou se os valores eram muito graves? O Dr. explicou-nos calmamente que o normal é terem 20 milhões e que naquele dia ele só tinha 13milhões, mas o mais preocupante a confirmar-se os mesmos valores no 2º espermograma, era a mobilidade porque 75% estão imóveis. Mas só quando tivermos o novo resultado é que falávamos de soluções.

Foi animador, esteve sempre a realçar que até nos casos mais graves, acontecem gravidez espontâneas, e que a medicina está muito avançada, e que o nosso caso como eramos novos a taxa de sucesso será bastante elevada. Mas que ainda era muito cedo para falar em qualquer tipo de tratamento, assim que tivéssemos os resultados do espermograma voltávamos a conversar.

Agora a ler aquilo que escrevo, até acho que a consulta foi bastante positiva, e que realmente não havia nada a fazer antes da confirmação do diagnóstico, mas ontem fiquei com a sensação que foi tudo muito rápido e que trazíamos poucas respostas às nossas duvidas.

Ainda perguntei (estupidamente) antes de sair: - E até os novos resultados, não há nada que possamos fazer?

O Dr. começou a rir e respondeu: - Então não há!!! Podem continuar a treinar e a fazer a vossa vida normal.

Ok...


Hoje de manha, tive a noticia de mais uma gravidez, as duas cunhadas da minha amiga Bomboca estão grávidas, uma de 7 semanas, e a outra de 3 semanas, e nenhuma delas esteve mais de 2 meses a tentar, aquilo naquela família é tiro certeiro... Parabéns às duas.

5 comentários:

Mar disse...

Vês? Ânimo! Agora há que fazer os exames para avançar em força para essa gravidez. Beijo grande.

Angel disse...

Amiga o 1º passo já está e logo logo trarás noticias da 2ª consulta!
Bj grande

Cakuxa disse...

Amiga querida, acho que foi optimo, pois há bastante oscilações do espermograna, aconteceu isso com o meu marido, o primeiro que fez estava horrivel, o segundo já não, a médica explicou como os meninos se renovam de tempo a tempo, e isso até pode ter influência no que comemos, vitaminas, mode de vida, etc etc, a médica aconselhou-o a comer muito ananás, por isso... toca a comprar ananás!

O que eu acho que o médico vos quiz dizer, é que têm potencialidade de engravidar a qualquer momento, por isso, nunca percas a esperança!

Estou sempre aqui para o que precisares!

Um grande beijinho
Cakuxa

Maruja disse...

Minha querida, a consulta correu optimamente. A nossa sensação é sempre de que vai tudo a um ritmo lento, mas na verdade é preciso fazermos diagnosticos correctos para não andarmos a perder tempo, dinheiro e paciencia em tratamentos nao adequados.
O Dr. mandou-vos repetir o espermograma quando?
Entretanto...muitos treinos são sempre aconselhados ;)
Beijocas

Vânia e Mariana disse...

Animo!!!Isso é o importante....Tens que esperar pela 2º consulta e até lá via treinando muito!!!!quem sabe!!!:)

Beijinhos,