sexta-feira, 24 de julho de 2009

Guerra Aberta


Estou em guerra com essa menina aí em cima, a Sô Dona Balança, ontem na consulta com a obstreta verificamos que aumentei 4kg num mês... 4kg!!!! Sei onde tenho cometido os erros alimentares, e tenho que cortar definitivamente as Bolas de Berlim na praia ao fim de semana, os lanches da tarde durante a semana, que são sempre feitos no café ou seja um bolo e um néctar, e as gomas a seguir ao jantar :S Que sirva de lição para as amigas que vão engravidar brevemente, eu sempre tive dificuldade em engordar, mas na gravidez o nosso corpo absorve tudo, não dá hipóteses de cometer-mos uns deslizes, a menos que queiramos chegar ao fim dos 9 meses com 30kg a mais! Eu engordei no total, desde o inicio, 6kg e se continuar a este ritmo vou chegar ao fim com mais 20kg, estão a imaginar a minha figura com 1.57m e 70kg? Nem eu... Pronto desabafei tudo em relação ao peso, já que levei um ralhete da médica, tinha que desabafar em algum lado.


A alergia continua, um pouco melhor, ontem antes de me deitar lá tomei o comprimido que me tinham receitado no Hospital, "obrigada" pela Dra. Cátia, porque por mim não tomava nada, mas a verdade é que fiquei melhor, apesar de me ter feito acordar às 9.10h quando tinha que estar no trabalho às 9.30h, ela avisou-me que este medicamento dava imenso sono. Só não me avisou que dava sono ao ponto de nem ouvir o despertador! Por isso, e pelo pesadelo que tive a noite toda estou com uma neura terrível, para iniciar bem o fim de semana :-(


Na consulta fizemos pela 1ª vez, o famoso toque, colo do útero fechadinho e no lugar, boa! Com um comentário lá pelo meio do género: "Você é tão estreitinha!!" e uma careta à mistura, perguntei o que ela queria dizer com isso, e a resposta foi: "Nada, o bebé tem que sair por algum lado, não se preocupe." acho que fiz um sorriso amarelo... Tentou ouvir o coração do feijoca, sim tentou porque tinha que andar com a máquina atrás dele, detectava durante 30 segundos e perdia, detectava mais 30 segundos (já noutro sitio) e desaparecia, disse que o bebé não parava quieto, mas eu não o sentia a mexer! Penso que o pesadelo que tive, foi devido a esta busca pelo coração do feijoca...


Depois conversámos um bocadinho sobre 3 questões importantes, vou dar a minha opinião e a da minha médica, sei que são questões polémicas, e que a decisão final é sempre do próprio:

Guardar as Células Estaminais do Cordão Umbilical:
Já conversei sobre este tema com o P., e tínhamos chegado à conclusão que não íamos aderir, por vários motivos. A opinião da Dra. Cátia, é mais ou menos, aquilo que tínhamos conversado em casa. Muito Marketing e Pouca Utilização Real! Pela experiência da Dra., (ela disse logo que não me sabia dar uma opinião concreta) até hoje só conhece um casal que precisou recorrer às células, e mesmo assim não teve sucesso. O sangue do cordão umbilical tem que ser recolhido completamente "limpo", sem contacto com nenhuma fonte de infecção, o que não acontece na maioria dos parto, nem os obstretas garantem que retiram o cordão com essa preocupação. A grande maioria das empresas é que faz esse trabalho, vive muito do Marketing que começou a ser feito pelas próprias. Se o sangue as células estaminais, fosse assim tão importante na cura de algumas doenças, os próprios hospitais tinham o laboratório onde as guardavam e utilizavam, não deitavam o cordão para o lixo, quando dali podiam retirar a hipótese de cura para várias pessoas. Falei-lhe de um Banco Publico que a minha amiga Rutinha me falou, ela disse que não tem conhecimento de nada, nem de nenhum Hospital que receba e utilize essas células!

Aulas de Preparação para o Parto:
Fiz uma pergunta simples: " Na prática, na hora do parto, as mulheres que fizeram as aulas estão melhores preparadas?"
Resposta: "Não"
As aulas são importantes, essencialmente pelo convívio e pela troca de impressões com outras mulheres grávidas. E para se aprender um pouco de como tratar o bebé. De resto, não vejo mais nenhuma mais valia.
Estive a informar-me no Centro de Saúde, e eles tem cursos grátis, mas os horários são das 15h às 17h, 3vzs por semana, ou seja 3 dias por semana tinha que faltar ao trabalho da parte da tarde, apesar de ser um direito adquirido e a entidade patronal não poder "bufar", para mim está fora de questão, não porque não posso, mas porque não quero faltar. Na clínica privada onde tenho as consultas com a Dra. Catia, também tem as aulas, custam 150€, 8 sessões de 2 horas. Como a Dra. me disse claramente que era dinheiro mal gasto, não o vou gastar.

Gripe A:
Se apanhar o que faço? Tenho motivos para me preocupar? Se apanhar a Gripe, fica em casa, muitos líquidos, e muita vitamina e pronto. Pode tomar o Tamiflu, mas não deve ser necessário, o importante é ficar de repouso em casa. A Gripe A é igual à Gripe Sassonal, com a diferença da forma de contagio ser muito mais agressiva.


Sei que vão chover opiniões diferentes, em relação as estes temas, mas é como vos digo, uma opinião vale o que vale, depois as decisões são de cada individuo. Agora como já me estou a alongar (é para compensar o próximo mês que vou estar de férias sem Internet) desejo a todas as tias do meu feijoca um GRANDE FIM DE SEMANA

13 comentários:

Ti disse...

Isso é que é uma feijoca saltitona... eu concordo contigo em quase todos os pontos, cada um deve fazer o que pensa estar correcto e ser melhor, a partir daí é só esperar que tudo corra bem.
Parece que esta semana é a semana dos raspanetes pelo peso eu tambem ouvi... senão emagrecer não me fazem mais nenhum tratamento... vamos lá ver pode ser que este resulte e nem seja preciso pensar num segundo... jokas Pra ti e para a feijoca da net-tia Cris

carmo pinto disse...

ui deixa lá isso do peso,depois recuperas eu ke não faço nelhum exegero em doce numa semana engordei 2k, é só mesmo o ke eu como é tudo para mim!
sou egoista ou não ,ele só come o ke é bom né filho te?
quanto as celulas do cordão...nós optamos por aderir é uma questão de se correr bem e forem boas podemos um dia ajudar ...tb só pagaremos mesmo a totalidade depois da avaliação das celulas...
a gripe A espero nenhum de nós apanhar muito sinceramente...

miguinha bom fim de semana
jitos

Beta disse...

Olá,
É isso, cada um sabe de si e, as opiniões são isso mesmo..
Eu tb não recolhi as células estaminais do meu filhote e, não fiz o curso de preparação para o parto. A 1ª porque tb penso como tu, é mais marketing que outra coisa e, a segunda porque tb não quis estar a faltar para ir assistir..
Enfim..
Beijocas grandes

Unknown disse...

Ainda bem que estas melhor da alergia e o bebe promete ser bem mexido hehehe.

O resto é como dizes, tens de fazer o que na tua opinião é o melhor.

bjs

Mar disse...

Esse catraio não pára quieto. Sai mesmo à mãe!!! Em relação à balança... re-la-xa... pensa como essas bolas de berlim te têm feito feliz. Mais: cordão umbilical, concordo. Quanto a aulas de preparação: Pelo que sei, ajudam nas respirações em caso de parto com epidural. Caso contrário, convém é que sejas contida na hora da dor para que não fiquem a saber que conheces mais palavrões do que um carroceiro. Beijo muito, muito, muito grande.

Lina disse...

1ª pergunta, antes chamavas feijão, agora passaste para feijoca??? entao o que quer isso dizer???
Mexida claro, sabes que nao sentimos sempre que se mexem... e ainda bem por um lado, mas por outro é claro que adoramos sentir-los mexer. Eu qd a Matilde ta quietinha muito tempo começo a falar com ela e comer doces para ver se ela se mexe!!!
Quanto ao peso, nao acho que seja das bolas de berlim a culpa!! Nós temos que nos alimentar, o problema é que nem todos os organismos são iguais! Olha eu como tudo e mais alguma coisa e estou sempre a comer e qd digo sempre é muitas muitas vezes e não são coisas light e só engordei os tais 3Kg. Secalhar daqui para a frente... arreda-te balança!!!

Quanto ás celulas tb não vamos guardar, já falamos e ponderamos. Até o nosso médico é da mesma opinião da tua médica! Vamos torcer para que nunca seja necessário nada desse género!

Aulas de Preparação para o parto?? Claro que sim. Eu vou fazer numa senhora que é parteira. São os tais 150€. mesmo que não precise ou que não diga que as fiz, pelo menos vou preparada e ja nao sou apanhada desprevenida. Pode nao valer de nada, mas pelo menos sei que não foi por nao saber.

ja me considero uma tia da tua feijoca claro!!
Beijinhos e bom fim de semana

Lakshmi disse...

olá linda, olha quanto ao aumento de peso nao posso falar, apesar de nao ter engordado e até ter emagrecido o certo é que tenho excesso de peso e preciso de emagrecer uns 15kgs mas agora nem me preocupo com isso claro.

Olha quanto às celulas estaminais ainda nao falámos nisso cá em casa mas não vou aderir de certeza porque partilho da tua opinião.

As aulas de preparação para o parto já nao fiz a 8 anos e nao senti falta tambem nao devo fazer agora a menos que as possa fazer no centro de saúde pois como estou desempregada poderia ir mas nem sei se tenho vontade acho que era mesmo pela troca de experiencias e pelo convivio que outra coisa como disseste.

Beijocas
Vera

guarda-roupa de mulher disse...

olá, se tiver um tempinho passa lá no meu blog!

C.F. disse...

Fazes bem em te preocupar com o peso, uma grávida quer-se elegante e excesso de peso só atrapalha ;-)
Relativamente às células estaminais, eu optei por fazer a criopreservação e arrepensi-me :-(, ninguém me explicou que no caso de parto prematuro a probabilidade de se conseguir uma amostra satisfátória em quantidade e qualidade era muito reduzida e foi o que acabou por acontecer. Gastei dinheiro no kit para nada. Há muito marketing nesta questão.
Aulas de PPP? Eu assisti a algumas e aconselho pois o convívio é muito agradável e aprende-se sempre qualquer coisa. Se me serviu de lago na hora do parto? Não, as dores eram tantas que não consegui lembrar-me de nada na altura.
Tenho a certeza que decidiste em consciência e, portanto, bem.
Beijinhos e bom fim-de-semana.

Dali disse...

Oi Drikas,

achei muito interessantes suas opiniões sobre esses temas, são coisas que sempre nos questionamos e que são muito importantes nestas horas.

Está certo eu acho, creio que faria o mesmo que vc...

bjs e boa semana!

Susana Pina disse...

Estive a ver a barriguita da mamã...linda, linda!!!!!
Já sabes se é menino ou menina? Dei uma vista de olhos pelo blog, mas não vi nada a esse respeito, mas o importante é que está tudo bem, para além das gordurinhas acumuladas da mamã...ai! ai!!!!

Beijoquinhas com saudade
Susana

carmo pinto disse...

ola minha querida tens la um miminho no meu cantinho...
jinho

Lakshmi disse...

tens um miminho no meu blog :)