segunda-feira, 9 de março de 2009

As condições da Maternidade

Hoje foi dia do maridão ir à Maternidade Alfredo da Costa deixar os soldadinhos para analise, foi um corajoso e às 6.30 da manhã estava a sair de casa sozinho, com a pasta dos exames na mão e todas as minhas indicações. Tinha duas missões, deixar lá os nossos soldadinhos e marcar a 2ªconsulta, a 1ª missão foi concluída com êxito, a 2ª revelou-se mais complicada, e não houve maneira de a concluir. Às 9.00h o P. já me estava a ligar, completamente desanimado, conseguiu chegar à porta desejada em 1º lugar e tirar a primeira senha verde, o que mais tarde se revelou um alivio, porque a salinha do exame, que já de si é delicado e um pouco embaraçoso, não passa de um simples Wc, sem as mínimas condições de higiene para aquele tipo de "serviço". Pelo relato do meu marido, ele em primeiro lugar, e entretanto chegaram mais uns meninos, e ficaram todos a olhar uns para os outros, com um ar pouco amigável a tentarem não imaginar muito, aquilo que se seguia. Avisou-me que antes das 8.30h, chegaram mais de 60 mulheres para fazerem analises, e que o serviço ficou completamente entupido! "Lá terás que te levantar às 6h quando tiveres que fazer as tuas analises de 3ºdia" avisou-me em tom irónico, num género de toma lá que não sou só eu a sacrificar-me... Quando acabou a sua missão principal, o enfermeiro avisou-o que só saberíamos o resultado na 2ªconsulta, ao que o P. respondeu que já tinha tentado marcar a dita e não tinha conseguido, porque é que eles não se organizavam de modo a articular tudo, entre exames e marcações de consultas? Na realidade, de que serve este espermograma daqui a 6 meses? O Sr. respondeu que ele tinha que insistir... Mas insistir como, quando a resposta da sra. das consultas foi que estava tudo muito difícil, e quando eu fosse fazer as analises de 3ºdia do ciclo para tentar marcar, mas para não esperarmos que seja rápido! Perante esta resposta a única coisa que o P. pode fazer, foi dar corda aos sapatos e sair dali o mais rápido possível. Quando me ligou a contar a aventura, só me dizia que não queria chegar mais atrasado ao trabalho, nem faltar por causa da Mac... "Ok amor, no fim do mês vais deixar mais soldadinhos na IVI e marcamos a consulta de resultados com o Dr. Sérgio!" Eu, que normalmente até gosto de Hospitais Públicos, e até estava cheia de esperança em relação à Mac, tive que concordar que dali não conseguimos muito e lá teremos que continuar a juntar os tostões para tentar a nossa sorte no privado!!!

11 comentários:

Mar disse...

Infelizmente, a realidade é mesmo essa! O SNS é uma encrenca, mas vocês vão saber dar a volta por cima. Beijinhos.

Su disse...

Estas paragens e interregnos são terríveis! Infelizmente pelo que tenho percebido e pela minha experiência, os hospitais públicos acabam por complicar demasiado pelo excesso de buracracias e de complicações. Eles não se organizam e não conseguem interagir convenientemente e quem sai prejudicado somos nós, que além de termos de lidar com as nossas esperas, temos de lidar com o tempo e com a má gestão destes sítios. Isto não quer dizer que os profissionais não sejam competentes mas infelizmente o que sobressai é esta apatia do sistema público.
Deixei-te um desafio no meu cantinho (desta vez fui eu ;)!
Jinhos***

Lina disse...

Ola amiguita.
Olha qd o R. foi fazer esse maravilhoso exame foi a um laboratorio normal. Qd tlf para lá a perguntar as condições, disseram-me que teria uma sala disponivel e não tinha tempo marcado... oral chegados lá: a sala era tb um w.c. maravilhoso. Claro esta que nao sou de ficar calada e comecei a levantar a voz com a sala cheia de gente. foi o que bastou! Foi logo preparada uma sala que era um gabinete médico, mas que pelo menos nao era um w.c.! Realmente aquilo que temos que fazer pelos nossos bébés e ninguem entende :(
Coragem amiguita e vai jogando no euromilhoes. quem sabe!
Beijinhos

PauLLa disse...

Ola linda
Pois é....
Parece que na MAC nunca mais chegamos a lado nenhum...
Eu nao queria, por causa dos €, mas tambem estou a pensar seriamente em partir pro privado, pk na MAC nao me safo...
Bem, e diziam que HOJE o espermograma ja seria numa sala com condiçoes e nao naquela nojenta casa-de-banho, nesta noticia do diario de noticias: http://www.noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9405969.html
Afinal parece que mais uma vez é treta... Enfim...

Bem miga BOA SORTE na tua luta
bj gd

Susana Pina disse...

Pois, eles não tÊm médicos e deve ser dificil arranjar quem queira ir para lá.

Fazem bem tentar a IVI, de facto não podemos esperar que os anos passem tal como eu que passei 18 anos nos hospitais publicos.

Bjs cheios de sorte
Susana

Anónimo disse...

Infelizmente essa é a realidade dos hospitais publicos, quanto mais a maior maternidade do país... Eu levei a minha cartinha do medico para marcar a primeira consulta de Inf. em Fevereiro do ano passado e só em Setembro é que me ligaram... Com 33 anos e oh só os meses de espera... Felizmente e graças a Deus já estava gravida da minha princesa :) Comecei no privado e engravidei pelo privado e ainda bem, pois se tivesse que fazer ttt mais complexos que a induçao, estava tramada, tinha que juntar tb os meus tostões ... ou esperar e esperar pelo publico... Vais ver que a IVI vai-vos dar o vosso positivo! A vossa estrelinha! E claro, vao sendo acompanhados pela MAC que tb nao e perde nada... Eles são bons, isso é certo :)
Bjitos grandes
Anita "Diario dos meus momentos"

Maruja disse...

Olá querida,
Fiquei desanimada com as notícias que trouxeste...Mas porque raio não deixaram marcar a 2ªconsulta? Então para que andam vocês a fazer exames...se depois demoram uma eternidade a serem vistos :(
Isto é preciso uma paciência...
Estou a ver que a única soluação é fazermos todas as tripas coração e ir para a IVI...Senão ficamos velhas e malucas de tanto (des)esperar!!

Susana Rodrigues disse...

Olha, já deixei no blog da Mar, mas o neonatologista que assistiu o Edu disse-me que a IVI, em Lisboa, é a que tem maior taxa de sucesso e que isso é muito importante.
De qualquer modo, vai informar-te pk os Lusiadas estão a abrir a área de reprodução assistida, com acordo com a Multicare :)

Beijo
su

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

mINHA QUERIDA,
REALMENTE É DIFICIL....ELES FALAM FALAM...MAS CONTINUA TUDO NA MESMA....ARRANJAM CONDIÇOES PARA QUEM QUER TIRAR OS FILHOS( E EU NAO SOU CONTRA O ABORTO EM CERTAS CIRCUNSTANCIAS) MAS ESQUECEM QUEM QUER TER FILHOS!!! UMA TRISTEZA!!!
AQUILO NAO TEM NENHUMAS CONDIÇOES, NEM P OS HOMENS NEM P NOS...EU PASSEI LÁ UMAS ENGRAÇADAS, NA ALTURA ENVERGONHAM..PARA ELES É TUDO NORMAL...É A NORMALIDADE DA PROFISSAO DELES!!ENFIM!!!
MUITA SORTE PARA VOÇES, NAO DESISTAM...VOÇES VAO CONSEGUIR COM O VOSSO LINDO AMOR!!!
M,UITOS BEIJINHUSSSSSSSSSSSSS

Angel disse...

Ai amiguinha que falta de organização, ñ somos pessoas e sim coisas.
Tb n entendi o pq do espermog. se n podem marcar a 2ª consulta que desorganização...é publico...
No fim do mes vao ao IVI, estou aqui á espera de boas noticias :)
Jokinhas

Olinda Dinis disse...

Amiga com calma e muita paciencia da MAC consegue-se tudo, já viste a minha princesa(eu sei que sim)? Foi lá que consegui! Não desistas. Eu tambem me levantava ás 6,30 ou ás 6h da manhã, tambem passava lá a manhã, o meu marido tambem fez as recolhas num wc, mas não desistimos ;)
E tu agora até vais ter mais condições se necessitares ir pra FIV!
Força!
Beijinho