segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O que responder?

O que respondemos quando a nossa irmã de 13 anos nos pede:
- Mana quero um sobrinho...
- A mana também quer um filho, mas já te expliquei que vai demorar!
- Mas, tu dizes isso á tanto tempo...
- Já te expliquei que precisamos fazer um tratamento, e que esse tratamento é muito caro, pode ser que depois tenhas logo dois sobrinhos de uma só vez.
E pronto a mana mais nova calou-se, mas sei que ainda não percebe o porque do tratamento, apesar de lhe ter tentado explicar de forma simples, o que se passa com connosco.
E o que respondemos quando as nossas avós, nos pedem para conhecerem pelo menos um bisneto, antes de se irem embora? Nesta situação, a nossa resposta tem sido apenas, um simples "está quase" ou "ainda tem muito tempo para conhecer os bisnetos"... Mas o medo aperta-nos o coração, e o desejo aumenta quando ouvimos estes pedidos inocentes, de quem não sabe ou não compreende o que é a Infertilidade, mas são pedidos tão genuínos, que ao mesmo tempo que nos magoam um pouco, também nos dão força e esperança para continuar a acreditar e a lutar pelo nosso Sonho.

11 comentários:

Susana Pina disse...

Pois é amiga as respostas têm que ser dadas mediante as pessoas que nos fazem essas perguntas, embora a resposta seja uma só: infertilidade.
Um bj grande com carinho
susana

Susana Rodrigues disse...

Além de força trazem energias positivas ;)

Mar disse...

E é essa força que tens que agarrar para lhes "fazeres a vontade"! Não tarda, os sobrinhos e os netos vão ser cozinhados e estarão logo, logo prontos a entrar para o forno!!! Beijinhos.

Vânia e Mariana disse...

oh amiga, deve custar tanto ouvir isso....Mas as pessoas não sabem, não tem noção, não o fazem por mal!!!
MAs este ano vai ser um bom ano, e voces vão cosneguri o que tanto desejam!!!

beijinhso,

Su disse...

Como eu te entendo! É complicado gerirmos a pressão que sentimos criada quer por nós quer pelos outros que inocentemente nos perguntam - " Então quando vamos ter meninos?" ou então "Está para breve?".
O que mais custa é que nós queremos tanto e temos que gerir estas respostas com serenidade e tranquilidade para que os outros não percebam a real dor!
Jinhos esperançosos***

Gato(a) disse...

Amiga, como conheço essas perguntas! Infelizmente a vida não é como queremos, bem que gostariamos de satisfazer esses pedidos/desejos.....
Um dia será, temos que continuar com fé.
Bjinhos

Miranda disse...

Realmente é muito dificil responder estas perguntas. No meu caso ainda não tive coragem de assumir que somos um casal infertil, e as respostas sempre são as mesmas. Ainda não está na hora. Está muito cedo.

Um grande beijo

Miranda

sotto le stelle disse...

Como te entendo, passo a vida a fugir as perguntas da Rafa, que só tem 4 anos, e quer um primo/mano porque ela no fundo, sabe que sou tia dela, e neste momento tomo conta dela, porque a minha irmã faleceu, há 1 ano e meio, deixando-me com ela e o mano (que esta na avó parterna) para tomar conta. Amo-a como se fosse a filha que eu nunca consegui ter! e ao mano também, alias já qd a mãe era viva, tomava conta deles...é uma história muito complicada, porque infelizmente a minha única irmã, mais nova que eu, tinha problemas sérios...

Sê bem vinda ao meu cantinho, mas tenho de te avisar que tal como o outro (http//:sorrisodeamor.blogspot.com) este vai ser um cantinho privado, por isso, se estiveres interessada em acompanhar-nos deixa-me p.f. o teu e-mail...

Beijinhos carinhosos

Cátia e Gabriela disse...

Oh amiga...imagino que deva ser um turbilhão de sentimentos...são perguntas inocentes,mas que ao mesmo tempo ferem. Mas é como dizes,dão-te força para continuar e lhes dares os sobrinhos e os netos que tanto desejam! E que venham logo dois ou trÊs!!! :) uma grande beijoca cheia de força e ânimo!! A Gabi também manda uma enooooorme

Dali disse...

Te compreendo e muito! mas o que podemos fazer? O que?
Sou hoje filha única e a única chance de meus pais de serem avôs. Perdemos meu irmão e enfim, tanto sofrimento já passou...
e agora isso...
e se não der tempo? o que fazer??
ah... não sei...
um abraço amiga Drikas!

E Mamã da Rafa, se puder passe pelo meu blog, gostaria de acompanhar o seu, mas acho que vc tem que me convidar (se quiser, é claro...) http://tudoporumbaby.blogspot.com/

Cakuxa disse...

É, são respostas que vão fazendo parte do nosso dia-a-dia, mas amigam isso vai mudar, tenho a certeza!

Muitos beijinhos!