segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O Natal já passou...

O Natal passou dentro da normalidade, este ano a véspera foi na nossa casa, com os meus pais, os meus sogros e os irmãos dos dois lados... Foi giro, igual aos outros anos, somos poucos e a criança mais pequena já tem 13 anos, por isso a animação nunca é grande, apesar da minha irmã se esforçar sempre por incutir o espírito do Pai Natal, na altura da distribuição das prendas, enquanto os adultos se preocupam mais em comer e beber.
Nestes últimos tempos, tenho tentado abstrair-me um pouco do nosso "problema", tenho me entretido com outros assuntos, e o volume de trabalho também aumenta sempre nesta altura, o que me deixa menos tempo para pensar. Neste momento, tenho até a sensação que me habituei ao facto de não conseguirmos ter filhos, já não me consigo imaginar grávida, nem consigo entrar naquele quarto vazio e sonhar com a decoração que gostava de fazer, estou a pensar ocupar o quarto com uma mobília que nos vão oferecer em Janeiro, porque no Natal tivemos que meter colchões no chão para toda a gente conseguir dormir lá em casa. No sábado, numa mini discussão com o P., sobre o mesmo assunto de sempre, os malvados dos Euros, respondi-lhe que: " se não tiver filhos, paciência. Se me apetecer adopto e pronto...". Doí um bocadinho, ter que gritar isto em voz alta, mas doí ainda mais quando sentimos toda a pressão em cima de nós, sem ter ajuda de lado nenhum. Estou cansada neste fim de ano, estou cansada de ser a bóia de salvação de toda a gente, enquanto me afogo aos poucos sem ninguém reparar, estou cansada de ter que me preocupar com tudo, sem que ninguém se preocupe se o meu olhar está mais triste ou se dou menos gargalhadas, estou cansada de ter que deixar sonhos pelo caminho sem nunca os concretizar, simplesmente porque não dá. Vem ai um novo ano... mas a sensação que tenho é que vão passar 10 anos, e que eu estarei no mesmo sitio, exactamente igual, sem nada mudar. Talvez seja demasiado exigente com a vida, tenho trabalho, não é aquilo que gostava de fazer, mas tenho um ordenado ao fim do mês, tenho saude, que felizmente sempre tive, tenho familia, tenho o meu maridão, mas continua a existir um vazio dentro de mim, que, por vezes, se tranforma numa especie de solidão.

7 comentários:

Susana Rodrigues disse...

Drikas, o Natal é época de sonhar. Há metas que demoram um pouco a alcançar, mas não são inatingíveis... um dia hás-de lá chegar, seja com os filhos, com o trabalho que gostarias de fazer... com tudo o que desejas e que não é impossível. Mas tenta lutar com um sorriso e não de armas na mão e toda a tua força, porque essa por vezes gasta-se tanto que nos deixa de rastos.
Luta com a vontade e o sonho e um dia sei que estaremos a comemorar as tuas vitórias.
Um doce beijo de Natal e no ano que está aí à porta, pode ser que corra bem melhor :)

Angel disse...

Olá amiguinha peço desculpa de ainda ñ ter falado ctg, mas estou em casa desde ontem com uma gripe daquelas...
Tudo o que mencionas-te aqui penso e sinto exctamente o mesmo, por isso revime em cada palavra que escreves-te...
2009 será um grande ano? quero pensar que sim, mas a ver vamos...
Desejo mto tal como desejo para mim que depressa tenhas o teu bebé nos braços e que sejas mto feliz!
Bjs da tua amiga

Elsa Serra disse...

Quero deixar um abraço em forma de esperança...
Vim aqui parar há uns meses, já nem me lembro como, mas gostei, coloquei nos favoritos e de vez em quando venho aqui, na esperança de ler a realização de um sonho...e assim ficamos ligados a alguém que não conhecemos...com carinho deixo um sorriso.

Mar disse...

Podes estar com um olhar triste e com vontade de chorar, mas tens aqui um ombro amigo pronto a receber os teus desabafos. Se te alivia, chora. Chora muito para te libertares e para depois voltares a rir e acreditar que o teu sonho vai concretizar-se. Um beijo muito, muito grande.

Su disse...

Minha querida se soubesses o quanto te percebo e me identifico com as tuas palavras!
Mas espero sinceramente que tenhamos a capacidade de sorrir à vida e que ela nos devolva o sorriso! E que palavras e memórias tristes que nos fazem sentir sós na multidão se tornem parte de um passado distante!
Desejo muito que os meus sonhos, os teus e os das outras meninas façam parte do novo ano:))
Jinhos***

Susana Pina disse...

Oh!Querida, compreendo-te tão bem...por momentos na minha vida também me esqueci de mim. Depois de muito ponderar, de me isolar por uns momsntos, achei que precisava de me encontrar, e acho que agora já penso um pouco em mim, e não só nos outros. O filho esse continuo a pensar todos os dias da minha vida.
Sabes que esta época também não ajuda emocionalmente, mas fico feliz porque conseguis-te ultrapassar esta quadra com alguma serenidade e que tudo correu bem.
Quanto ao quarto vazio, hà alguns anos também optei por o mobilar e hoje é a nossa salinha, onde passamos os serões.
Deixo-te um bj enormeeeeee cheio de esperança que o 2009 nos traga o nosso sonho realizado.
Susana

Cátia e Gabriela disse...

Amiga...fico triste por te sentir assim. Compreendo a tua angustia e o teu cansaço, mas não podes deixar de sonhar e de acreditar...Por um lado,também acho bem tentares não pensar tanto no assunto. Mobila o quartinho, porque tão depressa como pões, depois tiras assim que for necessário e assim não pensas tanto nesse "vazio"...e não deixes apagar essa chamazinha de esperança que te faz sonhar!! E não estás só...tens-nos a nós todas que acompanhamos diariamente a tua luta, e lutamos contigo, porque apesar de eu já ter realizado o meu sonho, não deixo de sonhar contigo! :) Feliz 2009 e "bola prá frente"!!