sexta-feira, 30 de outubro de 2009

De volta, às peripécias no Centro de Saúde

Depois de estar desde Julho sem consulta no Centro de Saúde, por sucessivos adiamentos da médica de família, aquela médica que quem segue o meu cantinho desde o inicio, sabe que eu adoro!!! Na quarta-feira lá fui eu toda contente ter a minha 3ª consulta no Centro, desde que estou grávida... Cheguei, fui ao balcão "dar entrada", e sentei-me à espera que me chamassem, realmente chamaram, mas não foi a médica, foi a Sra. da secretaria, fui ao balcão novamente e ouço: "A Dra. Fernanda diz que a esta hora não atende ninguém" Confesso que tive que fazer uma pausa para assimilar a informação, e respondi:
" A esta hora!? São 13h e eu tenho consulta marcada para as 13h!"
" Sim, mas alguém lhe ligou a avisar que a consulta afinal era às 10.30h"
" Se alguém me tivesse ligado, eu tinha vindo às 10.30h. Mas tudo bem, não me vou enervar com isso, a Dra. não me vê à mais de 3 meses mesmo. Posso ser atendida pelas enfermeiras? Afinal são elas que fazem o trabalho todo, a Dra. só vê os exames."
Depois desta conversa, tive a confirmação que as enfermeiras me atendiam, e enquanto esperava, vi a Dra. chamar alegremente os Delegados de Informação Médica, nem vou fazer nenhum comentário...
Passado 5 minutos, chamaram-me do gabinete das enfermeiras, e quando entrei dei de caras com a minha querida médica de família, que ficou bastante espantada de me ver ali, e apressou-se a dizer: " Já disse que não a vou atender."
Eu respondi com toda a calma do Mundo, embora por dentro me apetece-se apertar-lhe o pescoço: "Boa tarde Dra.! Não estou no seu gabinete, vou ser atendida pelas enfermeiras e não por si."
" Vai ser atendida pelas enfermeiras porque? Não a avisaram que a consulta era às 10.30h"
" Não, não me avisaram, mas eu nem me vou chatear com isso, a Dra. não me atende à mais de 3 meses, por isso nem vale a pena preocupar-me."
" Não a atendo à mais de 3 meses porque anda no privado. Eu atendo as grávidas que precisam, as que estão no privado ficam para trás"
Nessa altura saltou-me a tampa a sério: " Dra. eu consigo fazer um esforço e pagar as consultas no privado, mas tenho tanto direito a ser atendida aqui como qualquer outra grávida, afinal faço os meus descontos todos os meses. E quando decidi ser seguida no privado, foi porque me avisaram logo para o fazer, porque o seu atendimento deixa muito a desejar. Sem saber que eu estava a ser seguida no privado, marcou-me a 1ª consulta de saúde materna às 15 semanas, sem me passar qualquer exame, acho que só por ai se consegue tirar conclusões."
Ela simplesmente virou-me as costas e foi-se embora.
Já tinha saudades de falar mal da minha querida médica de família, que assim que passar a gravidez vai deixar de o ser, porque faço intenções de mudar de Centro de Saúde, mas por enquanto preciso que ela me vá passando os relatórios da baixa, que é só para isso que serve.
Entretanto, fiquei com as enfermeiras, que estavam incrédulas com aquela discussão, e me atenderam sempre num tom bastante pacifico. Pesei-me, 65kg (ai ai ai), medi a tensão, estava um bocadinho alta mas devia ser dos nervos, conversamos sobre a Gripe A, fiz xixi na palhinha, e o melhor de tudo, ouvi o coração da Madalena a bater com muita força, só esse som valeu a pena a deslocação ao Centro de Saúde.

7 comentários:

Cátia e Gabriela disse...

Hmmmmffff...médicas de familia! A minha é uma ESTUPIDA tb...para veres...fiz as analises todas pelas medis e nunca mais lá pus os pés para não me enervar, porque a fulana não me queria passar as análises do 1º trimestre todas (só passava algumas), nem o rastreio (ainda não percebi se é comparticipado). Desisti dela...quero que lea vá morrer longe!! LOL...
Uma grande beijoca e um bom fim de semana

C.F. disse...

De facto, não há palavras... é o país que temos. Até a Madalena devia estar incrédula ;-)
Beijinhos e bom fim-de-semana.

carmo pinto disse...

toma lá que já almoças te!
é assim mesmo querida!
esse dra devia ter vergonha de vestir a bata branca!
discriminação!
ao mesnos as enfermeiras foram 5* :)
jitos
bfs

Nykita disse...

Ai amiga não sei mesmo como conseguiste manter a calma? mas tiveste mto bem afinal de contas o que tens que pensar agr é no bem estar da tua filhota, graças a deus posso dizer que a minha médica de família é um amor de pessoa só as vezes que ela já me atendeu mesmo sem ter consulta maracada , nunca me negou um pedido fosse do que fosse, ela é uma krida mesmo mas infelizmente como ela há poucas.
Um beijinho xeio de carinho e tudo de bom para voces

miminhos disse...

infelizmente é o estado da nossa saude em portugal!!!

eu era atendida no privado e no publico!!

Susana Pina disse...

Nem a propósito...também deixei um post no meu blog sobre a minha medica de familia e o centro de saude onde pertenço...enfim...
Fizes-te muito bem em responderes à letra, já hà muito tempo que o deverias ter feito. é triste que se fale desta forma e se atenda assim uma grávida. Merecia uma reclamação no livro de reclamações.

Felizmente ficas-te a saber que estva tuo bem com a tua menina.
Uma beijoca grande
susana

prlinpinpin disse...

EStou a ver que sou uma sortuda em relação a este assunto, a minha médica de familia é uma amor, mesmo sabendo que também ando a ser seguida no particular, ve-me de 4 em 4 semanas, e atende-me sempre que lhe ligo, seja qual for a razão, informa-me de tudo o que é exame a minha disposição e etc... Sinto-me mt bem vigiada tanto pela DRª CAtia (obstetra) como pela Drª Vera (familia) e mas satisfeita ficou ao ver que estão sempre de acordo uma com a outra ;).
Pena mesmo é que grande parte dos médicos de familia não sejam capaz de perceber que cada especialidade tem as suas funçoes, e fiquem ofendidos quando se vai ao especialista :S!!!
Mas por esperiencia propria sei que tb tu com a DRª Catia és muito bem acompanhada, é o que vale!!! beijinhos