sexta-feira, 5 de junho de 2009

12 semanas



Pelas contas da médica, só chegamos às 12 semanas no Domingo, é uma meta importante, mas ultimamente as duvidas e o medo têm-me feito companhia diariamente. Continuo com pouquíssimos sintomas, o que me faz sentir bastante insegura, farto-me de olhar para a barriga, mas ela não se mexe!!! Só me resta esperar até dia 16, para puder respirar de alivio por ter atravessado o 1ºtrimestre sem nenhum percalço.


"Está grávida de 12 semanas – já só faltam 196 dias!
O cérebro do bebé começa a produzir sinapses.
O bebé alcançou a meta dos 5 cm (tem mais ou menos o tamanho de uma lima) e pesa cerca de 15 gramas.
A cara começa a assumir um aspecto mais humano. Os olhos, que começaram a formar-se nos lados da cabeça, estão agora mais próximos no centro do rosto e as orelhas já praticamente assumiram a sua posição final. Os intestinos do bebé, que cresceram tão rapidamente que chegam a entrar no cordão umbilical, começarão agora a deslocar-se para o interior da cavidade abdominal. Os rins segregam urina para a bexiga.
As células nervosas têm vindo a multiplicar-se rapidamente e começam a produzir-se sinapses (caminhos de comunicação neurológica no cérebro). O bebé já poderá ter adquirido mais reflexos, incluindo o da sucção, e até se contorce se pressionar a barriga, embora só daqui a várias semanas comece a sentir os seus movimentos."

17 comentários:

Ti disse...

Olá minha linda... ainda bem que tudo está a correr bem... olha em relação á barriga parecer que cresce pouco, eu não posso falar muito porque nunca estive grávida, mas lembro-me de vária meninas que conheço que na primeira gravidez a barriga demorou a "mostrar-se", e derrepente "bumm". Vais ver ke daki a 2 ou 3 semanas ela vai dar um "pulo" vais ficar linda ;P
bj* bom findi-semana

Barriguitas (Sílvia) disse...

Oh minha querida, a isso chama-se uma Gravidez Santa! Eu passei taaaao mal nos 3 primeiros meses que juro-te que pensei que nao ia aguentar 9 meses daquilo, por isso querida amiga dá-te mais uma vez como abençoada.

Querida, é o teu sonho a tornar-se realidade, vive-o intensamente e larga de querer ter sintomas, o unico sintoma que nós queremos é a barriga a crescer e o baby a mexer (mas isso só lá mais para a frente). Sua sortuda, se soubesses o mal estar que dao os sintomas da gravidez mantinhas a boquinha fechadinha e levavas a maozinhas ao céu a agradecer poder estar a viver tranquilamente esse estado lindo que passa tao depressinha e quando acaba temos tantas saudadinhas.

Nao te dou um par de estalos pk causa do teu estado de graça, mas dps de teres a minha sobrinha a gente conversa as duas.

Beijao barriguda jeitosa!!!

Su disse...

Percebo tão bem os teus medos!
Acredita que tudo vai correr bem e que o sol continuará a sorrir!
Joquinhas***

Anónimo disse...

Ola!! Tenho sempre espreitado o teu blog, mas penso que nunca comentei. Antes de mais parabens e deixa-me dizerte, nao te queixes de nao teres sintomas. Eu nunca os tive, apenas enjoei 2 dias seguidos, de resto, sempre bem. A barriga nao crescia (so começou a crescer assim bem, agora ás 30 semanas, mas va, de se notar alguma coisinha, para aí ás 23 semanas, portanto ve la!) e acredita, que a barriga nao se notar, nao é mau. Sao menos estrias (por vezes ate nao, mas no meu caso ainda nao as tenho), menos dor nas costas, menos dor nos pes. Nao te queixes a serio. Lol. Só é bom essa gravidez santa! E quanto à barriga mexer...eiiix, isso só la para as 20 e tal semanas. A mim, so nas 22 é que senti a bebe mexer. Descansa que vai tudo correr bem!! :)
Beijinhos

Cátia e Gabriela disse...

Amiga...eu só dei pela gravidez por esta altura e foi pela barriga começar a crescer!! Dá graças a deus de não teres enjoos que dizem ser horriveis! VAis ver que está tudo bem com a sementinha!É uma querida e não quer dar trabalhinhos à MAmã!! :) beijocas e bom fim de semana

Maruja disse...

Querida amiga, tenho amigas que não enjoaram no inicio da gravidez...só no segundo e ultimo trimestre...Barrigudas e a "ir ao gregório" a toda a hora...Será que é isso que te vai acontecer? Ou vais manter a santidade toda a gravidez :)
Dia 16 vais estar frente a frente com a tua estrelinha e podes serenar esse coraçãozinho! Claro que está tudo bem! Super bem! Ver a mexer a barriguinha nesta altura, só se for por ilusão óptica ;)
Bjocas

Raio de Sol disse...

Parabéns pelas 12 semaninhas...

relaxa, vai correr bem, aproveita o estado de graça, falta pouco para o voltares a "ver"...

beijokas e tudo a correr bem...

*Anita* disse...

Olá :)
Eu enjooei imenso na gravidez... praticamente até ás 30 semanas +/-... Tomei nausefe e andava melhor, pois tudo o que entrava, saía :) Um dia nao senti enjoos e pensei logo que a minha menina nao estava bem... Estava com 11 semanas... Chorei imenso lol quando me acalmei, jurei para mim mesma que nao voltaria a pensar coisas assim. A minha princesa (que ainda nao sabia que era menina) precisava de paz e confiança para se formar, entao cada dia é um dia, e há que viver confiante e feliz! Acreditar que tudo vai correr bem. E assim foi. Hoje a medica dela diz que ela é uma bebe muito serena, tranquila pq eu fiz para viver sempre uma gravidez sem macaquinhos no sotão... Qt á barriga, isso nao quer dizer nada... Fiz uma barriga enOOOOrme e no entanto a pimpolha nasceu com 2.280Kg... O importante de tudo é um dia de cada vez e que vivas a gravidez confiante, acreditando que o teu feijãozinho é bem forte e tudo vai correr bem! E até é bom p'ra mama, pois nem anjoos dá ;)O importante é ele estar bem :)Beijos

Unknown disse...

Compreendo-te lindamente, tb não tive sintomas nenhuns e só com a eco das 12s é que comecei a descontrair um bocado, em relação á barriga, a minha começou a crescer a partir das 20s mais ou menos quando começares a sentir o bebe ou pelo menos foi o que aconteceu comigo.

O importante é estar tudo a correr bem.

bjs grandes e bom fim de semana

Vânia e Mariana disse...

Então, para que esse medo??? Não teres enjoos é bom, acredita que não são nada agradaveis!!! E não se notar a barriga é mesmo assim, segundo a minha médica quem ganha barriga até as 12 semanas é só gosrdura, lol (eu ganhei, mas era mm só gordura). A tua sementinha esta optima e a crescer. Dia 16 vens cá contar-nos as optimas novidades que tens cheia de orgulho e a dar-nos razão que não tens motivos para esses medos!!!
Aproveita os fins de semana e feriados para relaxar...

beijinhos muito grandes,

Barriguitas e Gui disse...

Minha querida ainda bem que a tua gravidez está a correr bem. Vais ver que dia 16 chega logo e que não tarda nada tens o teu sonho nos braços ;)

Beijocas.

tais disse...

Oi querida ..acabei de descobri seu blog atraves da minha amiga angel...vi que espera um bebe ...parabens..
Olha que delicia vc nao sentir enjoos hein e que continue assim ...
eu estou gravida de 9 semanas e desde as 6 tem sentido muito enjoo, vomitos entre outras coisas..
É teerivel...rsrs
Quero te perguntar se posso acompanhar seu blog???
bjs

Susana Pina disse...

Amiga os sintomas variam de mulher para mulher. Quando estive gravia o unico sintoma que tinha era o crecimento da barriga e mais sono que o habitual, de resto não tinha mais nada, e o tamnaho da barriga varia muito por isso nada de preocupações que o teu rebento está aí a crescer forte e saudavel.
Bj doce
susana

Mar disse...

Olhando para o calendário vejo que o dia 16 é já daqui a uma semana. Com os feriaditos pelo meio nem vais dar por ela. Enquanto isso, aproveita e descansa porque vai tudo correr bem. Só pode. Desde que não apanhes o teu marido a ver telenovelas!!! Beijinhos.

Anónimo disse...

Parabéns pelas 12 semanas! É das datas mais importantes numa gravidez. É quando se se suspira um bocadinho mais aliviadas!
Apartir de agora atua barriguinha vai crescer. E acredita que é mesmo da noite para o dia :)
Vai tudo correr bem, vais ver.
bjinhos

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

lololo
amiga linda
cada dia mais gravida!!! eheh
esqueçe o aspirador tá??!!!!
e descansa!!! descansa descansa descansa!!!!
mil beijinhussssssssssssssssss

Susana Pina disse...

Parabens pelas 12 semaninhas.
Quanto às limpezas, põe o maridito a fazê-las...
Beijocas e bom fds
susana