terça-feira, 18 de novembro de 2008

MICROINJECÇÃO (ICSI)

Ontem fomos à nossa 2ª consulta com o Prof. Calhaz Jorge, levamos o resultado do exame do P. e a resposta foi exactamente a que estava à espera: " Conseguirem de forma natural é praticamente impossível, e a única solução que vejo para o vosso caso será a ICSI..." Ficámos os dois a olhar para o Sr. que, de imediato, explicou no que consiste este tratamento, deu-nos uma pasta com alguma informação, dois questionários, um termo de responsabilidade, e disse-nos que quando decidíssemos avançar, para entrarmos em contacto com a clínica. Ainda nos informou que o orçamento para este tratamento ronda os 5.500,00€. Foi tudo muito rápido, pouco mais de 20 minutos, e fiquei novamente com a sensação de estar a ser atendida à pressa, o P. também achou, mas gosta do Dr., diz que ele não tem mais nada para nos dizer, e que pelo menos vai directo ao assunto. Depois do discurso do Prof. Calhaz, começaram as nossas perguntas:
Não temos que fazer mais nenhum exame? Por agora, não vale a pena, faremos na altura do tratamento uma ecografia ao útero e às trompas.
Acha que devíamos ir a uma consulta de genética, o que pode ter causado isto? Penso que não vale a pena, as causas podem ser as mais diversas, mas se quiserem ir não faz mal.
A minha mulher receitou-me Vitamina E1000, vale a pena continuar a tomar? Nem tudo o que se lê na Internet é verdade....
Mas mal não faz? Não, mal não faz!
Quando decidirmos avançar é só ligar para a clínica, está sempre disponível? Sim, quando quiserem avançar é só ligar.
E levantou-se da cadeira, já um pouco farto de tantas perguntas, mas sempre com um sorriso nos lábios, eu e o P. mantivemos-nos sentados porque tínhamos mais questões, falamos sobre a taxa de sucesso do tratamento, que segundo ele ronda os 35%, tocou muito subtilmente, duas ou três vezes, no facto de hoje em dia, nós procurarmos demasiada informação na Internet, (será que ele lê os blogs e o fórum da APF?), deixou-nos à vontade para procurar outras clínicas, e falamos um pouco da diferença que existe no publico e no privado, disse-nos que não acredita que as listas de espera dos Hospitais vão diminuir, e que o que o Governo prometeu, são mesmo só promessas... A sala de espera do consultório estava cheia e evidentemente o Prof. tinha mais que fazer.
Quando saímos olhamos um para o outro e a minha primeira pergunta foi: "O que achas do Dr.? Sabes que temos outras opções, como não vamos fazer já o tratamento podemos consultar outra clínica." E falei-lhe da IVI, e dos descontos que temos se formos sócios da APF. O P. concordou que devemos marcar uma consulta para saber uma 2ª opinião, não tanto pela solução que nos foi apresentada, porque nesse ponto não temos duvidas nenhumas, mas para compararmos as duas clínicas e a forma de tratamento dos médicos. O Prof. Calhaz nota-se que é um médico extremamente experiente, e que não perde tempo, nem nos faz perder tempo, é muito directo naquilo que diz, mas ao mesmo tempo sempre muito sereno e tranquilo.
Não chorei, nem fiquei desesperada, até porque já ia preparada para esta resposta, mas fiquei como se estivesse anestesiada, não conseguia reagir, tenho noção que será um caminho difícil e que financeiramente vamos tentar conseguir o dinheiro até ao próximo Verão, gostava de fazer o tratamento em Agosto, porque aproveitava as nossas férias e assim não tinha que dar explicações a ninguém, mas será muito complicado conseguir juntar o dinheiro todo em 9 meses. A partir de hoje, acho que este cantinho ficará em stand-by, porque pouco vou ter para contar nestes próximos meses, os ciclos para nós passaram a ser normais e sem qualquer esperança de existir um milagre pelo meio, porque como o Dr. disse ao maridão: " Isso seria como sair o Totoloto" O que acabou também dentro de mim, é o sonho que sempre tive de ter, pelo menos, 3 filhos, a vida realmente prega-nos grandes partidas...

16 comentários:

Anónimo disse...

Vão sair os 3 de uma so vez :)
LOVE U
***

Barriguitas (Sílvia) disse...

ooooohhhhh amiga, fogoooo!
Pelo menos a tristeza da semana passada serviu para te preparares para esta semana. Enfrentas-te as coisas com outra coragem.

Quem ficou triste agora fui eu, sinceramente estava com fé que vocês nao tivessem visto bem.

Nao me apetece nada que este espaço fique em stand-by. Quero saber muitas mais coisas. Nao quero deixar de ter noticias tuas. Há tanta coisa para nos contares, nao é só bebés.

Podes sempre praticar com a tua net-sobrinha, ela aceita todos os mimos, beijos e abraços que tenhas para dar, é só vires beber o tal cafezinho.

Realmente a vida prega-nos grandes partidas. Uns nao querem e têm, outros querem e nao têm... que raio de sentido, fico triste.

Beijocas grandes.

Mar disse...

Põe-te a brincar, põe, que ainda vais carregar trigémeos. Eles inseminam vários embriões e podem ser todos bem sucedidos! Agora, inspirar, expirar e calminha, sim? E muita força! Beijo grande. (E nem te atrevas a ausências prolongadas desta casa onde nos recebes tão bem. Não falas de bebés, mas falas de ti porque isso é que importa. O meu mail é o encomenda.extraviada@gmail.com)

Unknown disse...

Olá linda!
Já tinha visto o post que deixaste no forum, mas não respondi logo... como agora vim dar ao teu blog, não posso deixar de o fazer.
Eu estou a ser seguida no IVI, e só posso dizer bem. Se o que procuram é maior disponibilidade e um contacto mais humano, vão encontrar tudo isso lá. A nivel de técnica deve ser semelhante, os preços são mais elevados... O motivo que me levou a escolher entre o IVI e a Cemeare foi o mais banal que possas imaginar: fica mais perto do meu trabalho, e tem melhores acessos a partir da margem sul, sem as filas da ponte 25 de Abril... (dá jeito quando tens de lá estar cedo...) A primeira consulta nunca leva menos de uma hora, e explicam-vos tudo detalhadamente, o porquê de as coisas não estarem a funcionar... Acho um pouquito desleixado não te quererem fazer já exames, espero que não, mas pode haver alguma situação contigo que tenha de ser resolvida até ao tratamento, se deixam para a ultima da hora, podem ter de o adiar, quando podia ficar já tudo esclarecido...
Resumindo, acho que fazem muito bem em pedir uma 2ª opinião no IVI, eu não tenho preferência entre os 2 médicos, já fui atendida tanto pelo Dr.Sérgio Soares como pela Dra.Catarina Godinho, e são ambos muito bons, e os procedimentos são exactamente os mesmos.
Fiquei muito sensibilizada ao ver que adicionaste o meu blog à tua lista, não o tenho aumentado, por um lado por falta de tempo, e por outro, porque ainda não comentei com o meu marido que ando a fazer um blog, e não me parece certo estar a escrever coisas pessoais sem o conhecimento dele... por isso o tirei da assinatura do perfil, mas volto a pôr quando lhe contar...
Um grande beijinho, não deixes o teu cantinho, gosto de saber de ti!!
Tânia

Angel disse...

Querida amiga fiquei com as lágrimas nos olhos ao ler-te. Nem imaginas como lamento. Mas olha a esperança é a úliima a morrer, certo?! Faz o que te disse inscreve-te tb no HUC não perdes nada até pq acho que aqui vais ser atendida mais rápidamente do que em Lx.
E outra coisas, ñ foi este médico que tb te disse que até no caso mais grave pode haver um milagre? Pois bem que sabe.
Em relação ao que decidiram ir pedir uma 2ªopinião, acho que fazem mto bem, ainda mais na IVI.
Já sabes tudo o que precisares sabes onde me encontrar.
Bjs cheios de carinho

Vânia e Mariana disse...

Pensa que Deus é grande e tudo pode acontecer....quam sabe, andando relaxada e a acrditar que nada vai aocntecer, não acontece mesmo...o Tratamento acho quer deves realemtne consultar outra clinica ver o melhor!!! E vais ver que vias atingir o que queres!!!
E continua a dar noticias tuas!!!!

beijinhos muito grandes e muita força!!!

Ti disse...

Olá... não me conheces mas eu resolvi comentar, à mesma. Acredita que tudo vai melhorar o totoloto também sai e certamente não estás à espera apenas fazes apostas se sair melhor... por isso não pers de apostar e quem sabe a sorte não te bate à porta. Eu ainda estou a começar esta luta mesmo a sério e preciso de bons exemplos de força para me aguentar.
jinhus fofos e muita fé

Maruja disse...

Olá minha querida,
Não estejas assim. O mundo não acabou, nem pouco mais ou menos! Acho que fazes bem em pedir uma segunda opinião. Eu vou voltar à CEMEARE, mas ser por acaso a médica não me mandar fazer exames aos cariótipos e trombofilias, parto logo para a IVI. Eu que já passei por um negativo de ICSI acho que os médicos só deveriam ir para esta opção com o nosso "cadastro" médico absolutamente completo. É que é um gasto enorme de dinheiro, quando nem todos os problemas podem estar detectados.
Não "desapareças" do teu blogue. Ele não faz sentido apenas porque queres ser mãe. Ele faz sentido porque partilhas as tuas ansiedades. Mesmo sem saberes, ajudas pessoas que passam pelo mesmo.
Uma beijoca grande

Cláudia disse...

desculpa e intromissão mas leio o teu blog já há alguns meses e acho que não deves nunca perder a esperança , tambem leio o blog de uma mamã que tambem fez tratamentos para a infertilidade e sabes quantos bébés tem ela ... 4 filhotes lindos ... hoje em dia a medicina já está muito avançada ... vais ver que realizas o teu (vosso) sonho dentro em breve ...
o link da mama que te falo é http://baguinhos-de-arroz.blogspot.com

Beijinhos grandes e com muita esperança
Claudia

Barriguitas (Sílvia) disse...

Olha eu tou com a bomboca, acho que vem depois os três de uma vez (ihih é bem possivel, quem sabe Deus nao tem uma supresinha guardada para ti)

Obrigada pelo teu miminho no meu blog, confesso é que fiquei preocupada com essa história da mana de 13 anos ainda com biberon. Chiça mais aos biberons.

Beijocas minhas e da tua net sobrinha favorita (mesmo que nao seja passa a ser).

P.S. Nao tens experiência mas vais ter.

Lina disse...

Óh amiguinha, sinto-me triste por voces. Os motivos que eu gostava de ter para andar alegre tb não os tenho, mas temos que continuar a viver! Temos que ir buscar forças lá em baixo ao fundinho para conseguirmos continuar a nossa Luta!
Estes dias são dificeis, mas vais ver que vais conseguir "dar a volta por cima"!
Um beijinho muito grande.

Susana Rodrigues disse...

Olha... eu ainda não perdi a esperança de ganhar o totoloto ;)

Choca-me a percentagem de sucesso ser de apenas 35%... sobretudo quando estamos a falar de gastos tão avultados. Penso que fazem bem em ouvir uma segunda opinião e em iniciar o mealheiro. De qualquer modo devem insistir no SNS, mal não faz (tentando não desesperar com as demoras...).
Estamos aqui a torcer e sabes que podes contar connosco ;)

Ah...e se entretanto me sair o totoloto, nem tens de esperar até ao verão. Pago-te 3 injecções dessas, uma para cada filho ;)

Bj doce

klaudinha disse...

minha linda... tudo de bom é o que nós te desejamos!! Vai tudo correr bem!! e quanto aos 3 rebentos... podem vir logo os 3 de uma vez!!

beijocas

Anuska disse...

Querida amiga,
Percebo perfeitamente o que estás a passar. Há cerca de um ano e meio fomos confrontados com a mesma realidade, ou seja, só com ICSI seria possível termos filhos,aliás a expressão do totoloto foi também usada, mas por outro médico! Foi muito difícil, os meus sonhos também foram por água abaixo... Mas nada que o tempo não resolva, sabes? Hoje quando olho para trás penso em como fui estúpida por chorar tanto por não conseguir ter filhos. A vida é muito mais do que isso. Sem dúvida que é importante um filho, mas a vida continua e não se esgota numa criança. Tem calma e vive cada momento com a esperança de que amanhã será melhor! Beijocas e tudo de bom!

Blog se vê ... a Lua disse...

Ola boa noite!!
o mundo é pequeno!! coincidencias das coincidencias ... nao é q tb sou/fui paciente do Prof Dr Carlos Calhaz Jorge!!! a ultima consulta foi mais uma daquelas que a resposta tb nao era la mto animadora!!
no final de contas .. encaminou nos para Sta Maria!! lá fomos nós no dia 03/12/08...
Xeios de esperança... la estavamos nós de manhã cedinho .. uma fila interminavel de casais .. eram 8.20 ja la tavamos.. era só ver xegar casais tal como nós anciosos, receiosos, mas sempre com uma eperança e um soriso na cara!!
la para as 11h e tal la fomos consultados, desta vez nao pelo Prof mas por uma das médicas assistentes .. mas acabamos por ir dar palavrinha no final ao Prof!!
Deu-nos as boas noticias .. após conferenciarem.. la nos indicou a possibilidade de fazermos a Micro injecção ... e pelo menos.. restanos esta hipotese, antes de ir para fila de 2 anos e tal ...
bem.. a parte mais engraçada ..( que n tem nada de graça!!) foi qdo nos passou a receita de 3 medicamentos.. um já para inicar no proximo 5º dia após a menstruação ... uiui...qdo a infermeira me explicou como era .. ter de dar injecçoes a mim mm na barriguita ..3 doses ... mas o pior vai ser a conta na farmacia .. são só .. uns 140€ ...sim 140 por um dos medicamentos.. la se vai subsidio natal!!!
bem que seja por uma boa causa.. pelo menos .. sempre é um pouco menos que os preços que ele nos falou dos tratamentos la na Clinica onde dá as consultas .. (5000€ e tal) ...
bem .. e esta é a experiencia que quero tambem partilhar com alguem que .. infelizmente ou felizmente tive a sorte de encontar ..aqui neste mundo da net, qdo pesquisava coisas acerca deste assunto!!
espero ter boas noticias para breve e o mesmo desejo a voces e a todos os casais!!
Ja agora sou a Sónia (C.R.)
beijinhos

vendoeofereço disse...

ola,vim ter aki teu blog por mero acaso,nao me conheces,mas gostava de te deixar o meu testemunho,eu tenho 35 anos,o meu marido tem 60,esteve na guerra do ultramar e devido a uma explosao de granada ficou impossibilitado de ter filhos,estamos juntos á 15 anos,e no mes de julho de 2007 eu disselhe que deviamos tentar uma fiv,ele dizia que depois se nao desse que ia ficar de rastos,mas eu disselhe que sem tentar nao sabemos,entao como o destino tem destas coisas fui á procura de clinicas,de preços,opinioes,liguei para apenas 3 clinicas,todas com listas de espera para a 1º consulta de pelo menos 2 meses,excepto uma,a cemeare,pois entao foi mesmo nessa,o tratamento é caro,ficou quase em dez mil euros,com as consultas,remedios,ecos,etc,mas contra todas as probabilidades pois a taxa de sucesso era apenas de 20por cento,consegiuse 4 espermatozoides saudaveis(coisa rara no meu marido)e 4 ovoulos meus,desses 4 apenas um ficou em condiçoes,e no dia 4 de abril de 2008 fzeram me a fiv no dia 27 dezembro nasce a nossa ana maria,perfeita,linda,saudavel,o dr pedro sa e melo pode ter um ar de louco cientista,e falar de maneira estaranha,mas ele deunos a nossa menina,e tb nos disse que conseguirmos isto seria um milagre,mas como ves os milagres acontecem,tem fe e fica sempre atenta áquelas pequenas coisas que geralmente nao tomamos atençao,eu no meu caso foi quando marquei as consultas,senti que era ali na cemeare onde deviamos ir,bjs e espero que por esta altura ja tenhas boas noticias
bjs