quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Não é fácil...


...ser mãe! Num dia acho que já sou "profissional" e tudo corre às mil maravilhas, como no dia seguinte tudo muda e volto a estar assustada com toda a responsabilidade. Esta semana estamos na fase do stress, a Madalena ficou preguiçosa para mamar, até aqui mamava 10 minutos, parava, aproveitávamos para mudar a fralda para a fazer despertar, e voltava a mamar mais 8 / 10 minutos, até lhe apetecer, mas religiosamente de 3 em 3 horas começava a chorar para mamar, parecia que tinha um relógio na barriga. De repente, desligou o relógio, já não acorda sempre para mamar, quando a acordamos mama com pouca vontade e quase obrigada, de 30 em 30 segundos tira a mama da boca e grita. Quando é ela a acordar, mama com força nos primeiros 10m e depois cerra a boca de uma maneira que temos muito dificuldade em fazê-la comer outra vez. Hoje de manha, mamou 5 minutos às 8h, voltou a mamar mais 5 minutos às 8.50h, e mais 5 minutos às 9.45h, durante este tempo esteve sempre acordada e bem disposta!!!! O conselho da pediatra para ela dormir, de dar 10 minutos em cada mama, mais 60ml de suplemento, como eu previa não resultou, ninguém consegue fazer a minha filha abrir a boca para o biberon. Com isto tudo, fico baralhada com as horas, e triste com a dificuldade para a amamentar, logo agora que as dores do peito passaram. Entretanto, apareceram na cabeçinha e na orelha do lado direito, umas manchas vermelhas horríveis por ter a pele muito seca. Estou a pôr um creme que a pediatra me deu, mas não vejo melhoras, e faz.me muita impressão ver a pele da minha menina assim. Enviei hoje de manha, um e-mail à pediatra com estas duas queixas, a resposta foi: "se a pele está pior, marque uma consulta de dermatologia. E vá verificar o peso na próxima semana, se não tiver aumentado, dê primeiro o suplemento." Ai,ai,ai, porque é que os nossos bebés não vem com instruções, e nascem já a falar para lhes perguntar-mos o que se passa??????

10 comentários:

Vânia e Mariana disse...

Já esperimentas-te, oleo de amendoas doces? ao dares banhinho põe mesmo umas gotinhas na agua, pode dar resultado....para a cabecinha, podes por o oleo antes 10 minutos do banho, e depois com um pente pentear a ver se sai tudo...
Quanto a cremes, eu uso os da Uriage!!! Recoemndados pela Deramtologista e aprovados pelo pediatra da MAriana e pelo que nos viu no Hospital. Além de usar os normias de bebe, existe um creme Uriage Extreme (não é para bebe), e foi-me recomendado pela dermatologista por o meu marido ter pelo atopica, muito seca, para eviatar que a MAriana tenha!!! E ajudou, a minha menina tem 10 meses e não tem nada!!! :)
Espero ter ajudado na questão da pele, até teres consulta para verem...
Em relação a comer, realmente é complicado, tens mesmo que insistir para ela tentar mamar, mas é complicado.... E tens mesmo que ver o peso....

Boa sorte!!!

beijinhos,

Tixa disse...

Olá. O meu pequeno, que já tem 2 anos e meio, também teve problemas de pele (e continua a ter) eu na altura usei o creme da mustela para peles atópicas e resultou mesmo. Na questão do mamar.. vai insistindo e mantém a calma, são a receita, o Tomás mamava de 2 em 2 horas.. e muitas das vezes mamava várias vezes nesse intervalo, ainda experimentei o suplemento mas era a mesma coisa... com o tempo tudo normalizou e ele mamou até ao ano!!

Tudo isso é normal e a tua preocupação ainda mais normal, mas vais ver que tudo se "ajeita".

Beijinhos
Tixa

C.F. disse...

Calma... existem fases menos boas e o importante é não stressarmos. Quando a má fase passa dou-me conta que estava assustada sem motivo ;-) É importante verificares o aumento de peso e se a princesa estiver a aumentar não te preocupes, ela quando tiver fome come. Quanto às manchas tb tivemos esse problema, passou com o DS Emulsão da Uriage, é carote mas vale o preço.
Beijinhos e as melhoras.

Mar disse...

Não deve ser nada fácil, mas com todo esse instinto maternal, tu dás muito bem conta do recado. Tenho a certeza. Mas bem que podias mandar mais umas fotos da tua pequenina para o nosso mail... não a podes guardar só para ti! Beijinhos

Li disse...

Querida...ás vezes tb me preocupo com as horas da maminha da Raquel...mas sabes o que faço??? Deixo-a dormir á vontade, ou seja quando ela acorda por ela, e quando ela chora mesmo com fome é que dou maminha. Não dês a mama constantemente senão ela fica com cólicazinhas.
Os bebes nem sempre estão bemdispostos como nós...vamos ter calma linda.
Beijinhos

Dali disse...

oi girl,

puxa eles deveriam mesmo vir com manual de instruções!!

mas ela vai ficar boazinha boazinha, já já... vai ver está apenas treinando para virar top model e reduzindo as mamadas...

bjs para vc e bjs para a pequerrucha, que já já volta para as mamadonas!

carmo pinto disse...

olá minha querida a mim a pedi e as enfermeiras sempre me disseram que os bebes é que nos dizem quando querem comer excepto casos especificos,se ela não quer mamar e se os 10 m mama bem e axas que fica satizfeita...:O
quanto ás manchinhas pode ser pele atopica que é normal aparecer eu uso aderma comprei na farmacia e o rodrigo melhorou muito!mal minha querida não lhe faz! expermenta vais ver que não precisas de passar no dermatologista,passa na farmacia e vês o que te dizem as farmaceuticas elas ajudaram me !
jinhos e calma tudo se compoem acima de tudo tens de ter calma e serena pois a tua menina quer te sentir assim!
jinhos linda
as melhoras

Susana Pina disse...

Ser mãe não é fácil, mas aos poucos vais aprendendo a lidar com todos os obstáculos e não tarda estás perita.
Desejo as rápidas melhoras da Madalena, vais ver que não é nada de preocupante.
Um bj cheio de força
Susana

mir disse...

Tem calma, que tudo se resolve. O que eu li e reli sobre amamentação nos primeiros tempos a ter de o acordar com água na cara para mamar de 2 em 2 horas, nem quero lembrar; mas passado algum tempo fazia inveja a quem estava na fase inicial com tanta destreza de mãe e filho!!

De pele não percebo nada, mas sobre a amamentação li em muito sítios que 5 a 10 minutos era mais que suficiente para tirarem o leite que precisam e o resto é ronha (o meu stress era inverso, ele chegava a estar 30min e chorava se o tirava).

Importante mesmo é ter muita calma para não perder o leite. Como diz um pediatra num livro que tenho "Nunca se viu morrer um bébé à fome com comida à frente"

Bjocas

PauLLa disse...

Nao deve ser facil, mas deve ser o melhor do mundo
;)
bjokinhas minha linda!!!!!