quarta-feira, 27 de maio de 2009

Encontro Imediato


Quando descobri que estava grávida, andei desesperada na Internet à procura de um Obstetra privado, porque assim aconselharam o P. quando ele foi ao Centro de Saúde falar com a nossa médica de família. Temos uma conhecida que trabalha lá, e disse-lhe logo que o melhor seria sermos acompanhados com a médica de família, mas ao mesmo tempo no privado, porque ali não havia especialistas. E na verdade, a médica sem me ver, nem conversar comigo, passou umas credenciais com analises, passou o papel da isenção, e marcou-me consulta para 24 de Junho, não sei se será normal termos a 1ªconsulta de gravidez com quase 15 semanas!!!!
Decidimos aceitar o conselho da Nita e marcamos uma consulta no privado, numa clínica que encontrei na Net, e achei "gira" e muito próxima do meu trabalho, o que dá algum jeito. Liguei e marcaram-me para uma Dra. Catia Rodrigues do Hospital de Santa Maria, Ok...
Quando entrei no gabinete da médica, olhámos uma para a outra e desatamos a rir. Ela perguntou - de onde é que eu a conheço???
a minha resposta - da consulta de infertilidade do HSM :)
- e o que é que está aqui a fazer???
- estou grávida...
- BOA!
Começamos logo a conversar como se fossemos grandes amigas, que não se viam a algum tempo, ela é pouco mais velha que eu, e muito simpática. Explicou-me as várias fases da gravidez, falamos do parto, dos exames a fazer, das ecografias, poupou-me algumas analises e a Citologia, porque como fiz com ela no Hospital, era só tirar do processo de lá.
Gostei muito dela e tenho total confiança naquilo que ela me diz, mas infelizmente não será ela a fazer-me o parto porque a partir de Dezembro vai trabalhar para o Amadora-Sintra, mas isso logo se vê quando chegar a altura.
Ontem fui ao Centro de Saúde pedir para a médica me passar a credencial para o Rastreio Bioquímico do 1ºTrimestre! Alguém me explica como se faz? É uma analise de sangue normal?? (não sei se já perceberam mas eu faço madeixas loiras regularmente!) E alguém me explica se posso usar cremes depilatórios??? E por falar em madeixas, posso fazer??? As duvidas começam finalmente a surgir, e o cérebro começa a assimilar que está a crescer um duendezinho na minha barriga, embora o medo continue a bloquear-me um pouco a felicidade.

10 comentários:

Mar disse...

Eu não sei responder-te a nenhuma das tuas perguntas, mas não podia deixar de vir aqui mandar o meu bitaite... Fico tão feliz por te ver grávida e com todas as alegrias e dúvidas que tal estado implica. Beijo grande.

Lina disse...

Olá linda! Finalmente vejo alguém com tantas dúvidas como eu!! Já fiz uma pequena lista de questões para levar ao médico na próxima consulta!! Madeixas ele diz que se pode fazer quanto aos cremes depilatórios ja li algures que é preferivel optar pela cera. Não liguei muito, pq como uso cera esta-se bem!! Essa parte do medo estar a bloquear um pouco a felicidade é o que sinto tb!! Nunca consigo estar descansada!! Mas temos que pensar positivo e pensar que tudo vai correr bem! O rastreio bioquimico é apenas uma análise ao sangue e nem precisas de estar em jejum. Vai é preparada para pagares 30€... :) ah pois é!! mesmo com credêncial tens que pagar esse valor. Depois a análise é enviada por eles para um laboratório específico que manda o resultado directamente para o teu médico.
Se tiveres mais duvidas... pode ser que te consiga ir ajudando! É bom saber que tb te sentes como eu, pois já estava a sentir-me meio diferente e preocupada!!
Beijinhos.

Ruby disse...

Olá bom dia!
Muitos parabens pela tua gravidez, as duvidas vao permanecer contigo até ao fim, faz parte deste processo.

O rastreio é uma picada no dedo, onde depois colocam a amostra de sangue num papel e enviamos para o laboratorio, mas quem me fez este exame foi a minha obstreta.

Quanto ao pintar o cabelo, dependene das obstrectas, a minha nao queria que eu pinta-se mas eu pintei-o pois eu pinto-o por necessidade, já tenho muitos brancos...é tudo uma questao de opiniao.


bjs
tila e ines

Anónimo disse...

Ai nda bem que encontraste uma uma GO, com quem te sentes á vontade, e em quem confias. Acredita que é muito muito importante.
Quanto ao rastreio, faz!! Mas não cries macaquices na tua cabeça, não lhe dês muita importancia. O meu deu positivo, chorei baba e ranho e desesperei, fiz amniocentese e estava tudo bem. O meu bebé é lindo e saudável. Ou seja, esse rastreio da imensas vezes falsos positivos, o que nem sempre significa que o bebé tenha problemas. Para o bem da tua saúde mental, não lhe des muita importancia.
Como se faz: é uma colheita de sangue entre as 14 e as 18 semanas. Para além disso deves fazer também uma ecografia, durante esse periodo. A colheita e o relatorio da eco, vão para laboratorio no Porto, os resultados demoram de 2 semanas a 1 mês.
Se as madeixas forem descoloradas com produto que tenha por base a agua oxigenada (peroxido), então podes.De outra forma não é aconselhavel.
Creme depilatório, esquece usa gilette ou a boa da cera.
Muito muito importante,não deves usar anti-celuliticos, porque quase todos têm cafeína.
O mal de todos estes produtos( depilatorios, descolorantes,colorantes e anti celuliticos) é que são aplicados na pele e saõ absorvidos pela mesma. Entram imediatamente na corrente sanguínea, sem serem filtrados, logo vão directos para o teu bebé. Amoniacos criam más formações no feto e as cafeínas, vão por o seu coraçãozinho em esforço. Por isso cuidado!
Amiguinha espero ter ajudado.
bjinhos

Cakuxa disse...

"Não há coincidências" (onde é que eu já li isto? eh eh eh que giro amiga!

Não te sei responder, mas desejo que te corra tudo bem!

Mil beijinhos!

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

eheheh as duvidas amiga...nao te vao largar...nao vais ficar menos nervosa com o passar do tempo...e nunca mais vais dormir sossegada....ehehh
BEM VINDA AO MUNDO DAS MAES!!! ehehh
mas é maravilhoso
e vai correr tudo bem!!
mil beijinhus

Angel disse...

Olá kida Drikas entretanto sou eu com todas essas duvidas... A do cabelo já me veio várias vezes á mente pois eu tb de vez em qdo tenho k lhe dar uma cor, o k me já disseram é que se fizer madeixas louras, castanhas, acobreadas ñ faz mal desde que seja com toca pois esta ñ deixa a tinta tocar no couro cabeludo logo ñ faz mal :)
Bjs!

Susana Pina disse...

Fizes-te bem em decidires ser seguida também no privado.
Quanto às tuas perguntas não sei responder-te só meninas mais experiêntes a não ser o rastreio que é uma picadinha no dedo.

Beijocas e continuação de uma gravidez tranquila
Susana

Lakshmi disse...

ola de novo, olha ainda bem que aranjaste uma obstetra de confiança... realmente nao é nada normal a primeira consulta ser tão tarde, a tua medica devia ter marcado para mais cedo, se bem que a minha medica de familia tb só me passou as analises e mandou-me pro andar de cima do centro de saúde pra saúde materna mas lá sei que sou bem acompanhada, a minha consulta foi marcada para 15 dias depois para poder levar as analises... olha quanto ao rastreio eu só vou fazer dia 22 de junho mas como estou desempregada e vou fazer pelo hospital s. francisco xavier disseram-me logo que nao pago nada, ficou a depender de mim se faria ou nao uma vez que nao tenho gravidez de risco e como nao tenho 35 era opção minha fazer... em relação a tinta pra cabelo eu sinceramente prefiro nao usar, mal por mal acho que é preferivel evitar qualquer problemazito que possa ocorrer :)
vou adicionar o teu blog ao meu ok?
Beijocas
Vera

*Anita* disse...

Olá :)
Que bom que encontras-te um GO, ainda para mais quem já conheces e á partida confias :) Quanto a pintar o cabelo, há medicos que dizem que nao se deve, pois o amoniaco vai para o sangue e por isso p/o bebe, há medicos que dizem que nao tem mal... O importante de tudo mesmo é teres cuidado com a alface, lavar bem, eu nunca comi fora de casa, pois nunca sao bem lavadas. Cuidado com morangos. E com marisco. Mas concerteza que nisso os medicos já falaram ;) Eu fiz o Rastreio Pre Natal no Joaquim Chaves um laboratorio bastante conceituado em ALges... Não sei se tens acesso mas pareceu-me seres de Lisboa pelo post a seguir a este. É que acho que nao há muitos laboratorios que façam, a nao ser no hospital, penso eu... Bjitos e desejo que passes uma gravidez tranquila e muito feliz, pois são momentos lindos!
Bjitos