quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Momentos Unicos


Era um sábado como outro qualquer, o despertador tocou ás 7h, porque tínhamos que estar em Oeiras às 8.30h, acordamos, despachamos-nos e fomos para o nosso compromisso. Deixamos o irmão do P. para fazer um exame, e como tínhamos 2 horas livres, fomos vadiar para o Oeiras Shopping... À 13.30h estávamos de volta a casa, fiz o almoço, arrumei a cozinha e de repente senti um cansaço imenso, tive que me ir deitar no sofá e dormir umas horinhas. Durante a tarde, o P saiu para ver uns jogos de futsal e eu fiquei com a minha mãe que me veio dar uma ajudinha nas arrumações da casa. Às 18.30 levantei-me para ir ao Wc e senti uma "agua" a escorrer para as cuecas, pensei para mim "estou mesmo incontinente", fiz o xixi, e a agua continuava a sair sem parar. Chamei a minha mãe, e disse que achava que me tinham rebentado as águas, ligamos ao P. que já estava a estacionar o carro na garagem. Agarramos nos meus documentos e nas malas e lá fomos para as Urgências do Hospital de Santa Maria. Quando estou a dar entrada, dá-se o diluvio completo, senti como se tivesse rebentado um balão de agua dentro de mim, já não havia duvidas, a Madalena ia nascer.

Fui analisada nas urgências, rompimento da bolsa, com 1cm de dilatação e sem contracções. Vesti-me a rigor e fui levada para o 6ºandar, lá fiquei quietinha numa cama, ligada ao CTG, e a soro sem puder sair dali. O P foi ter comigo, e ficamos umas 3 horinhas na conversa, até vir a Dra. Cátia que estava de serviço, fez-me o toque, 1 cm de dilatação, algumas contracções mas nada de especial. A Dra. aconselhou o P a ir para casa descansar, porque eu só devia entrar em trabalho de parto, no fim da manha de Domingo ou mesmo inicio da tarde, e para poupar energia deveria dormir a noite toda. Fiquei um bocadinho triste, queria o meu marido ali comigo o tempo todo, mas compreendi. Descansei um bocadinho, e por volta das 3h comecei a ficar com contracções mais fortes, aguentei, aguentei, aguentei, e deixei de aguentar passado 30m., chamei a enfermeira e pedi que me dessem uma anestesia, novo toque, 3cm. Veio a anestesista, disse que me ia dar uma anestesia fraquinha para eu conseguir dormir, mas que aproveitava e metia já o cateter da epidural. Não me doeu nada a pôr o cateter, o pior é estar quieta com os joelhos no peito, ao mesmo tempo que temos contracções! Na verdade, a anestesia fraquinha foi mágica, porque consegui dormir umas 2 horinhas e fez-me muito bem. Por volta, das 6.30h, acordei cheia de dores, novo toque, 3cm, não tinha evoluído nada, mas estava com contracções fortes. Deram-me a epidural, e colocaram-me um liquido ligado às veias, como o soro, para ajudar na dilatação. Com a epidural deixei de ter dores, e voltei a descansar, sempre atenta ao CTG, ouvir o coração da nossa bebé, era como se fosse musica para mim, as enfermeiras queriam por o som mais baixo, mas eu não deixei... De repente, por volta das 8h comecei a sentir novas contracções, e uma vontade enorme de fazer força, mas os médicos estavam a passar o turno, e não vinha ninguém fazer-me o toque. Vieram as auxiliares, preparar-me para o parto, e às 9h a Dra Catia veio despedir-se com pena de não ser ela a assistir o parto, mas supostamente ainda ia demorar. A Dra. Catia saí e entra a nova medica para se apresentar, conforme me faz o toque, começou a gritar, preparem a sala, que esta sra. passou dos 3cm para os 10cm, está pronta... Conforme diz isto, entra o P. na sala, as enfermeiras passam-me para uma maca e levam-me para a sala de partos, eu só pensava que era agora, tinha chegado o momento mais importante e eu não podia falhar. Entretanto, o efeito da epidural já tinha passado, e as dores eram muito fortes, mas era uma dor boa, uma dor que eu tinha esperado a noite inteira. Entramos na sala de partos às 9.20h, a medica que me estava a assistir, disse-me que podia fazer força na próxima contracção, o P estava ao meu lado a rir, acho que nem me deu a mão, estava atento a tudo. Vieram as contracções, fiz força, muita força, e à 4ª vez que fiz força a Madalena nasceu, eram 9.47h. Foi tudo muito rápido, claro que é doloroso, mas a vontade de fazermos nascer o nosso filho, é maior que as dores, comigo foi assim. Quando me meteram a Madalena ao colo, foi a melhor sensação que tive até hoje, olharmos para o nosso filho pela 1ª vez é um sentimento indescritível, um sentimento que nunca tivemos antes, um sentimento sabemos que vamos ter para sempre.

20 comentários:

Unknown disse...

Pois é amiga, as nossas princesas já cá estão :D
Tens toda a razão, é um sentimento único, inexplicável, lindo, maravilhoso, sem palavras. Aliás, cada vez k olho p o meu anjinho é isso k continuo a sentir :D:D:D
Bjokas enormes p vocês.

prlinpinpin disse...

Simplesmente maravilhoso e arrebatador!!!!!!!!!!!!!!!!
bjs

plena disse...

Muitos parabéns á recém chegada bébé e mãmã.Que tenham muita saúde e amor no vosso lar.Bjs da LP e companhia.

C.F. disse...

É um momento mágico, maravilhoso, único. Parabéns mamã linda e muitas felicidades.
Beijinhos.

Nykita disse...

Deve ser realmente um momento único de plena felecidade.eu já sonho com esse dia tanta vez.

uma beijoka enorme com tudo de bom para voces

Olinda Dinis disse...

Olá, muitos parabens!!!
Nas minhas pesquisas por novidades das "minhas" gravidas descobri o teu blog e a grande novidade... abri um novo topico no forum para que todos saibam e te deem os parabens.
Muitos parabens e felicidades para voces em especial pra Madalena, linda :)

Bomboca disse...

E pronto... lá estou eu de lágrima no olho... ;)

Beijo grande amiga!
Adoro-te(vos)
***

SoNhAdOrA disse...

Linda, muito linda


Muitos parabens aos papas e sê muito bem vinda madalena

Bjinhos

Hasta

Dieta da Nutri disse...

Ai ke maravilha.
Até ke foi um parto bom.Ainda bem.
Dá-me ainda mais ansiedade para ke a minha nasça ja.
Nao vejo a hora!!
Mtas felicidades para as duas
bjs

Lina disse...

Olá amiga!
Bem vinda Madalena!! A Matilde manda-te beijinhos.
Realmente... a descrição do teu parto faz-me ficar de lagrimas nos olhos.
Ainda não me acostumei a estas sensações novas e boas!!
muitas felicidades !!

Ana Costa disse...

Estou desejosa que chegue o nosso momento e que seja tão bom como foi o vosso :)

Fico feliz por ter corrido tudo bem :) É linda a vossa princesa.

Beijocas

Mar disse...

Que lindo, minha querida. Fiquei emocionada com a tua descrição. Beijo grande.

Li disse...

Parabéns:)
Benvinda Madalena.Tudo de bom para vocês:)
Beijinhoooo

Susana Rodrigues disse...

Chuif, chuif! :')))))
Lindo!
Parabéns!
Muitas, muitas felicidades!
beijos
su

Vânia e Mariana disse...

Sem duvida nenhuma, quais dores...nos queremos é os nossos bebes nos braços!!! é realemnte espectacular, é algo indescritivel!!! :)

beijinhos,

PauLLa disse...

Lindo lindo lindo
Amei cada palavras
Jokas gds linda e mais uma vez
PARABENSSSSSSSSSSS

Praia disse...

Parabens, que felicidade.
Fiquei emocionada com o teu testemunho.
Portaste-te muito bem.
Desejo-vos toda a felicidade de mundo.
Que a vida vos sorria sempre.
Feliz Natallll :)))

Susana Pina disse...

Que felicidade...
Parabéns amiguinha.
Um bj grande
Susana

carmo pinto disse...

já te tenha lido mas o piolho não me deixou comentar...
lindo miga!
muitas felicidades do fundo do coração!
ela tem tempo de crescer!
jinhos

Su disse...

Que maravilha!!! Arrepiei-me ao ler a tua descrição...acho sinceramente que deve ser um momento fantástico...um misto de animal com transcendental!!!
Parabéns amiga pela coragem e pela maravilhosa experiência!
Joquinhas***