quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Desabafos

18 dias de Madalena, e a nossa felicidade não podia ser maior, temos um bebé lindo e perfeito, já recuperou bastante peso, e cresce todos os dias. Mas é bastante cansativo, não pelas noites mal dormidas, nem pelo trabalho que dá, é emocionalmente cansativo, dentro de mim instalou-se um medo gigante. Ser mãe, é a maior responsabilidade que uma mulher pode ter, imaginar que lhe possa acontecer alguma coisa é terrivelmente doloroso. Hoje apareceu-lhe uma infecção no olho, e eu, por momentos, quase entrei em panico, a imaginar que isso podia gerar algo mais grave, tenho que parar para respirar fundo, e aguentar-me firme como uma mãe deve ser. Outra dificuldade, é a amamentação, para mim está a ser extremamente doloroso. No fim de cada mamada, tenho dores horriveis que me fazem chorar imenso, principalmente do lado esquerdo. Não devia dizer isto, mas estou desejosa que o meu leite materno se esgote, o que dentro de mim me deixa frustada, porque sei que é o melhor alimento que posso dar à minha filha, e toda a gente me cobra isso, "se o leite é bom, tens a obrigação de a alimentar, as dores suportam-se", é isso que vejo nos olhares próximos. Sinto -me frágil com esta situação, já comprei todos os acessórios que alguem pode ter para a amamentar, mas nada resultou ou melhorou as dores que sinto. Por enquanto, vou aguentando, pela minha princesa, mas que não está a ser fácil, não está!!!

13 comentários:

Ti disse...

Amiga... nem quero imaginar o que vai dentro da tua cabeça e do teu coração...realmente todas essas mudanças devem ser muito complicadas, desejo-te apenas muita força e tudo de bom para ti e para a Madalena... beijokas

Anónimo disse...

Olá lindas =)

Percebo perfeitamente o que dizes porque vi esses mesmos olhares quando a minha filha não agarrava a maminha e vi-os agora quando tive que começar a dar suplemento. Sinceramente? Temos é que ignorar, e no teu caso ainda mais. "Tu, como mãe, é que hás-de sempre saber o que é melhor para a tua filha... mesmo que estejas errada"!

Muita coragem, força e um abraço apertado!

Beijinhos*

Igraine disse...

Oooops, fiz o comentário com o login do meu namorado :) Foi a Igraine, do morgana-umpequenomilagre.blogspot.com!

Beijinhos

Carla R. disse...

Fico feliz pela novidade do nascimento da Madalena. Amamentar so tem piada se as duas partes estão a gostar! Mas porque é que doi ? Ja experimentas-te os cremes milagrosos ??? Vai rapidamente a uma farmacia, tenho a certeza que ha solução !

Quando esta fase passar da uma vista de olhos no http://apanhadanacurva.blogspot.com

Dieta da Nutri disse...

Olá.
Isso tudo por ke estas a passar deve-se ao facto de ser um inicio de depressao pos parto nao sera?
Quanto ás dores sei por experiencia propria que parecem agulhas a espetar ou laminas a cortar sobre uma ferida com alcool ou algo do genero, pelo menos a mim era.
Confesso ke so me doeu durante as primeiras 2 semanas depois deixou de doer tanto, e dói mais quando tens o peito muito cheio. Tenta vazá-lo um pouco manualmente para aliviar e colocar compressas frias,e ainda podes tomar um ben-u-ron para as dores, sempre alivia um pouco.
Caso nao passe, fala com a tua medica, ela de certeza que te ajudará a ultrapassar essas dores ate pk poder tar a criar uma mastite e nao sabes.
Os medos instalam-se, mas é normal.
Tens também o sosamamentação que serve para te esclarecerem sobre as dores e a melhor forma de aliviá-las.
Quanto ao resto as melhoras da inflamaçao do olhito dela. Bjs

Ana Cristina disse...

Eu sei o que estás a sentir, aliás comigo foi exactamente igual! As dores eram tão insupurtaves que gritava eu, a Constança ( que não conseguia mamar), e o H. por me ver sofrer. Tens de ter muito calma..a tua pequenina sente tudo aquilo que estás a sentir. Não podes estar preocupada com o que os outros pensam, nem muito menos com as suas opiniões.Tu és a mae e tu é que sabes aquilo que é melhor! A amamentação é uma coisa natural que só pode ser vivida na sua totalidade sem dor e sem preocupações! Coloca bastante creme, poe o peito a secar sem roupa em cima e descansa.
Se achares que não consegues mais lidar com a situação é preferivel dares suplemento. O leite materno é sem duvida o melhor para os nossos bebes mas o melhor para eles tambem tem de ser melhor para nós.
Força!
um beijinho Ana e Constancinha

plena disse...

Olá,1º de tudo muitos parabéns pela chegada da filhota.Tenho vindo a acompanhar o blog em silêncio.Posso dar uma opinião acerca do amamentar?Será que a menina bebe o suficiente ou suga como deve ser durante a amamentação?Massaja o peito após cada amamentação?Eu por exemplo da minha filha amamentei durante 13 meses e meio e nunca tive problemas,agora do meu mais novo amamentei 8 e sempre foi um pouco doloroso,mas até se suportava,porque afinal ele era muito sôfrego a beber o leite ao princípio,mas depois deixava-se estar.Ora o leite produzia em massa,mas o meu baby não lhe dava vazão,daí ter dores,e sempre do lado esquerdo também por acaso.
Se necessitar de perguntar algo não hesite e passe lá no meu cantinho.Não sei mais que ninguém claro,mas poderei dar a minha opinião de mãe de duas crias lol.Bjs e vai tudo correr bem,ainda é o princípio de ser mãmã,tudo vai se compôr.LP e companhia.

Mara Duarte Silva disse...

Olá DK parabéns mais uma vez pela tua filhota. Não tenho experiência, mas acho que devias tentar pedir ajuda em relação à amamentação. Podes estar a fazer alguma coisa de errado que te provoque as dores.
Bjkas e tudo de bom.

Vânia e Mariana disse...

O medo anda hoje sinto, qualquer coisa com a Mariana e penso logo se poderá ser grave!!!
Quanto a amamentar, realemnte acho que é o melhor, mas não tneho noção do que são as dores, a mim nunca me doeu....Já viste como se faz a pega, existem inumeros sites a ensinar, pode tar a fazer mal e por isso provocar-te as dores!!!

Já tentas-te tirar com bomba? doi-te?

Espero que arranjes uma solução.

jinhos,

dona cegonha disse...

Oh minha linda...as pessoas conseguem ser muito más nesta fase, eu dei me maravilhosamente bem na amamentação, a minha filha mamava lindamente, de 3 em 3h como um relogio e nunca tive uma unica dor, greta, ferida, nada de nada, mas vejo amigas minhas que sofreram horrores fisicos e psicologicos, pois as pessoas so sabem é dizer que o leite materno é o melhor que há, e na minha opinião sim é quando corre bem, pois quando corre mal acho que a mãe não deve sofrer e olha quantos bebés não são alimentados artificialmente, muitos por simples capricho da mãe. A minha mãe não teve leite materno para me dar e eu estou aqui viva, gordinha(no bom sentido), não sou retardada ou deficiente, e hoje tenho uma filha á qual dei de mamar pois tive muito leite para ela (caso te digam que lá por nao dares a tua filha um dia nao vai ter leite para dar aos seus filhos). Uma amiga minha ia perdendo a ponta do mamilo, sim ficou pendurado por um pelinha tal era a ferida que ela tinha e por teimosia e "tortura" sofrida pelas outras pessoas continuou sempre a dar de mamar mesmo naquele estado. Não sofras por isso, dá biberão á Madalena.

beijo e muita força para esta fase das sentenças dos outros, que é tão chata!
*dona cegonha*

carmo pinto disse...

olá minha linda já falas te com as enfermeiras? as maternidades dispoem dum serviço novo ,"o cantinho da amamentação" e não só e lá pode tirar duvidas ou mesmo lá ir ,pode ser doloroso simplesmente por a princesa pegar mal nesse peitinho...telefona sim ,linda???alguma coisinha diz!deixa msg se quiseres dou te meu contacto para desabafares...até eu ando que nem posso e com o pai sempre aqui perto nem por sombras as vezes é facil!
um beijão para A SUPER MAMA!
JINHOS

Anónimo disse...

Olá!!
Tambem eu tive muitas dores nos primeiros dias que amamentei,o meu peito até sangrou e tive muita vontade de desistir ou comprar uma daquelas bombas de tirar o leite e depois dá-lo ao meu pequenino, felizmente tive pessoas que me disseram para não o fazer pois poderia facilitar a vida meu filho e ele depois não quereria mais mamar sem ser no biberão. Na farmacia deram-me um creme que eu considero verdadeiramente milagroso (acho que se chama: purelana), e foi a minha salvação, as feridas foram passando e o meu filho continuou a mamar e felo até ao ano e meio. Amementar criou uma grande cumplicidade entre nós.
Espero que tambem o consigas fazer.
Beijos e muitas felicidades!!!

Rita disse...

Sei que não serve de consolo, mas essas dores vão começar a acalmar em breve.

Que corra tudo bem

Rita