sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Actualização das 27 semanas

Isto de estar em casa a descansar tem muito que se diga, porque descansar mesmo não tem sido nada fácil. Claro, que não é a mesma coisa que estar a trabalhar, e a médica também não me mandou fazer repouso absoluto, mas a verdade é que com a minha irmã a morar connosco esta semana, e com vários assuntos pendentes para resolver, tem sido um repouso moderado. As dores continuam a manifestar-se, principalmente quando conduzo, ou quando estou muito tempo em pé, as noites também não tem sido fáceis, dormir de lado faz-me doer ainda mais a barriguinha, mesmo com almofadas, acordo a meio da noite com algumas dores e com a sensação que estou a esmagar a "piquena"... Enfim, é o maravilhoso Mundo da Maternidade! Claro que estar grávida é uma sensação incrível, ver a barriga a crescer, ver a barriga a mexer ( e como se mexe a minha miúda, é uma pequena diabinha, muito muito bruta), começo a contar os dias para o "grande dia", estamos muito felizes. O enxoval vai-se organizando lentamente, embora tenha sempre a sensação de que me falta quase tudo, este mês vou investir nos produtos de higiene e farmácia, porque nesse departamento a única coisa que temos é a banheira e 3 Toalhas oferecidas pela tia Sisi e pela prima Flor. Sugestões? No fim de semana, recebemos mais 3 prendinhas que mostro orgulhosamente às net-tias, ou este cantinho não se tivesse transformado numa espécie de álbum fotográfico da minha gravidez.

Quero deixar um abraço apertado, às tias que ainda esperam a sua cegonha, e quero dizer que apesar de estar mais distante, continuo a torcer muito por vocês, e acredito do fundo do coração que vão conseguir alcançar o vosso sonho muito em breve. Um beijo muito especial, à tia Mar , à tia Susana, , à tia Maruja, e à tia Paulla, e a todas as meninas que ainda lutam por um filho. E um outro beijo do tamanho do Mundo, para uma tia "secreta", muitooooooo especial, com muita força e muitos pensamentos positivos, o inicio da próxima semana será importante, sei que vais sentir uma alegria ENORME, tenho a certeza ;)



Obrigada colega do P. pelo albúm fotográfico




Obrigada tia Rutinha, e Padrinhos pelas roupinhas lindas (papás da tia Rute)


Agora para as mamãs experientes, o que falta na lista???
  • Escova e Pente
  • Compressas esterilizadas
  • Alcoól etilico a 70º
  • Soro fisiológico
  • Aspirador nasal
  • Tesoura de bebé
  • Cotonetes
  • Creme para assaduras
  • Creme hidratante para depois do banho
  • Creme lavante
  • Agua de Limpeza
  • Termometro para o banho
  • Fraldas descartaveis para recem-nascido
  • Toalhitas
  • 2 chuchas + porta-chuchas+corrente
  • Termometro de bebé

Ai, ai, ai, tanta coisa!!! Agua de Limpeza!? Não serve a agua do banho???? Creme lavante é igual a Gel duche??? Termometro para o banho? Não se pode enviar o cotovelo na agua??? Enfim, é a nossa lista de compras para o mês de Outubro, temos que nos começar a organizar, para não gastar o dinheiro à toa...

12 comentários:

Bomboca disse...

A tua barriguinha está enoooooorme e linda ;)

Termometro para a água será mm necessário?? Eu acho que não... tb não vais utilizar para o biberão?!! vai ao pulso e pronto, tá feito!! :)

Beijo grande e bom fim de semana

Ti disse...

Amiga estás super bem... com uma barriguinha linda:)
O enxoval da Madalena está a ficar lindo... mas quanto á lista não te posso ajudar muito, depois diz se falta alguma coisa ou não, assim ainda a aproveito para mim também... hihihi;p
beijokas da net-tia cris pa vocês

morgy disse...

Cotonetes definitivamente não precisas, nem nós deviamos utilizar quanto mais usar nos bebés!
Agua de limpeza é um bocado mariquice, mas podes usar para limpar o rabinho, a carita do bebé e ficar com cheirinho bom. Eu pessoalmente sou adepta de água e só água, ou seja, para limpar o rabinho em vez das toalhitas descartáveis uso um paninho com água del cano ou então a dita água de limpeza.
Creme lavante é o gel duche dos pequenos sim senhora, como no caso do gabriel o gel lavante acabou por lhe criar uma certa atopia/eczema (ficava com a pele muito seca e a escamar) prefiro nos dois primeiros meses utilizar apenas oleoban na água do banho, que substitui o champo e o creme lavante.
Pela mesma razão (o eczema) também nunca pude utilizar as loções e cremezinhos para a pele (eu tinha da mustela) e recomendado pela pediatra sempre lhe besuntei a pele de creme gordo. Resultava que era uma maravilha e melhor que todos os cremes hidratantes de peles sensíveis e atópicas que experimentei.
Termometro para o banho é outra mariquice, usamos por aqui nos primeiros tempos do gabriel, mas era ridículo porque experimentavamos a água com o pulso ou cotovelo e depois verificavamos no termometro se a temperatura estava mesmo certa ;)
Também não compraria logo chucha + porta-chuchas + correntes.
Para uma amamentação bem sucedida não convém apresentar-lhes a chucha logo ao início, e de qualquer forma a única chucha que todos os bebés gostam ao príncipio é a dita horrorosa de borracha e uma é mais que suficiente. Até porque eles nem sempre gostam de chucha, ou daquela chucha... e andamos a comprar e experimentar os modelos todos até acertar.
A corrente não é aconselhável usar nos primeiros meses.
Ah e já agora... nas primeiras semanas ou meses nunca vais usar a tesoura de unhas, o que eles precisam é de umas boas limas de cartão.
Finalmente, sobre a escova e pente, a escova não penteia nada :) mas o pente pode dar jeito, no primeirissimo banho ainda na maternidade serve para tirar porcariazitas que ainda estejam agarradas ao cabelo, e se for um bebé com muito cabelo o pente ajuda imenso.
Pronto, acho que tá tudo :) boas compras!
E se tiveres paciência dá uma olhada aqui: http://claudiaborralho.blogs.sapo.pt/581300.html

PauLLa disse...

Ai amiga agora deixaste-me de lagrima no olho!!! :(
Sbes que sempre que te leio saio daqui com um sorriso e orelha a orelha por saber que esta td bem com a tua princesa e por ler a tua boa disposiçao e a tua alegria!!!!
Estou muito orgulhosa da minha sobrinha que tem sido uma heroina e vai continuar a ser!!!!!
E tens sp cosinhas taaaaaaaaaao lindas pra princesa!!!!!

Ah e sem falar na tua barriguinha que ta cada vez mais lindaaaaa e mais gandeee......

jokinhas gds miga!!!!! ;)

morgy disse...

ui, eu ali em cima enganei-me... em vez de dois primeiros meses deveria estar doze (12) primeiros meses.
***

Praia disse...

Eu achoq ue vou ser uma mae como tu...Para que termometro para a agua...
muitas vezes é so mariquices e dinheiro deitado fora...qd muitas dessas coisas nunca se chega a utilizar...á bebes que gostam de agua mais quente outros nem por isso...para quê o termometro.
gostei dessa boa disposiçao.
Beijokas e tudo a correr bem.

Nykita disse...

Que barrigona hehe está linda, e as roupinhas tb são muitos fofinhas que tenhas uma boa hora.
beijinhos e tudo bom para ti e para a tua princesa.

Susana Rodrigues disse...

Tas memo linda drikas :)

Olha, isto cada cabeça sua sentença e discordo nalgumas coisas que a Morgy disse, nomeadamente: os cotonetes. Servem e muito. Não para enfiar nos ouvidos da catraia mas para limpar as preguinhas todas das orelhas onde é impossivel limpar com toalha (e acredita que são um bom arquivo de nhanha).
Eu comprei agua lavante da uriage mas se fosse agora, arranjava era um frasco igual ao deles, com "torneirinha" doseadora e enchia de aguinha da torneira. Não uso toalhetes, nem mesmo fora de cada. Uso compressas de tecido não tecido que molho. E o Edu só teve o rabo assado na maternidade graças às fraldas da dodot e recentemente quando apanhou uma virose. Para rabos assads, alguns medicos recomendam o cicalfate. É caro como tudo e honestamente não lhe fez nada. O Lutsine eryplast (pasta de água) foi o que sempre lhe fez melhor.
O creme lavante aplico-o na água do banho e nao directamente no bebe. Serve para lavar cabelo e corpo (claro, está na água). Também comprei da Uriage, bem como o leite corporal, pois chamaram-me a atenção para não fazer misturas de marcas. Asim e fizer alergia, nao ficas sem saber qual foi...
Pessoalmente nunca usei a tesoura. Uso corta-unhas, de bebe (são mais pequeninos) nem nunca limei pois o nosso pediatra desaconselhou. E para que conste, resulta tão bem que corto-lhe as unhas (mãos e pés) com ele acordado. Sempre.
Termómetro de banho nao precisas. Eu fiz como a Morgy e ate já dei o termometro, alem de que tinha de por a agua mais quente do que dizia no termometro senao ele berrava desalmadamente. O termómetro para a febre, comprei um xpto, frontal, que o medico desaconselhou bem como os auriculares. Disse que para bebes pequeninos o melhor é um de ponta flexivel e la fui eu, comprar o cor de laranja da chicco que funciona lindamente, quer para medir febre, quer para estimular o rabito para fazer coco. Bebegel, pelo sim pelo não, deves ter uma embalagem. Mas se deres maminha, não deves ter grandes problemas de obstipação (ha excepções).
Quanto à chucha, compraria apenas uma de borracha, da nuk (fiz uma mini-estatistica e concluí que é a marca que a maioria dos bebesque conheço aceitou). O edu não gosta da chicco, nem chuchas, nem tetinas... (a correntinha so faz falta qd andas com ele ao e ele ja tem tónus cefalico ou seja, nunca antes dos 3, 4 meses).
O aspirador nasal, eu uso o narhinel que agora é bom pois as pontas sao moles. Mas há uns de outras marcas que podem ser lavados e esterilizados, ficam mais economicos que o narihnel onde de vez em quando tens de comprar recargas (eu se ele nao estiver doente, lavo as pontas enquanto estao aceitaveis).

Beijinhos,
su ;)

Mar disse...

Estás tão lindona, mas vê lá se tens calminha! Estou ansiosa para conhecer a Madalena, mas quero que ela chegue na altura prevista!!! Juízo. E adorei o mimo. És uma querida. Beijo grande.

Barriguitas (Sílvia) disse...

Olá minha kiducha, que barriga fantástica!!! Este vai ser um Natal maravilhoso nao vai? eu nao te disse?

Olha eu vi a tua listinha muita coisa já foi dita por aqui e nao me vou estar a repetir, só três coisas que vou dar a minha opiniao porque difere da de muitas amiguitas tuas.

1- nao acho o temometro uma mariquice, eu comprei um no Jumbo super baratinho daqueles que tem uma palheta que sobe o mercurio para veres a temperatura. Era um peixinho amarelo (eu dava-to, mas a Flor já deu cabo dele, deixou-o cair)!!! Se vale a pena comprar um todo XPTO isso nao, porque em pouco tempo começas a conseguir ver sozinha se a tempratura está boa ou nao, mas nos primeiros tempos eu acho importante porque nem todas as peles sao iguais, por exemplo a minha mae aguenta altas tempraturas de agua nas maos e nao sente a queimar, eu ponho lá a mao até fico rouxa. Cada pessoa tem um nivel de sensibilidade. E mais importante que tudo é importante que uma vez que o banho é diário o bebé saiba ao que vai, se habitue sem medos. Nao acredito que com a mao ou o pulso se consiga sempre, sempre a mesma tempratura e nao queremos a Madalena a pensar "epá isto hoje está um cadinho mais quente/frio que ontem". Eu nao acho mariquice acho é que deves comprar dos baratinhos (é para aí uns 5 euros esses que te falei do peixe).

A Agua de limpeza tb nao acho mariquice nenhuma, a mim ainda hoje me dá um super jeito!!! Quando lhe acabas de dar banho e sai uma CAGADA DAQUELAS, e olha que vai acontecer muita vez, ainda ontem aconteceu com a Flor, dá super jeito borrifares com isso e ela fica lavadinha novamente. Um enfermeiro a mim disse-me que o melhor era agua com sabao azul e branco, mas eu nao entrei nessa, Aguinha de limpeza sim e é uma coisa que te dura muito eu ainda tenho a primeira que comprei à Flor da Mustela, só nao lhe limpo a cara com aquilo porque ela faz alergia na cara, mas no cu nao e fica cheirosinhaaaaaaa!!!

Em relaçao à tesoura eu comprei na bebé confort um kit que trazia isso (tesoura, corta-unhas, limas etc etc) sao optimos e saiu mais barato que comprar um por um , só que eu sou sincera, nunca me entendi com a tesoura, sempre usei o corta-unhas /que sao especificos para bebés. Nunca consegui usar a tesoura, mas isso vai de cada uma né? Nao te esqueças é que para cortar as unhas num bebé o deves fazer quando ela estiver a dormir.

Beijos grandes super-tia e super-mama.

Silvia e Flor

Susana Pina disse...

Estás lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

É bom ver a evolução da tua menina.

Obrigada pela força, és um doce.

Aproveita estes ultimos momentos pois vais ter saudades.

Bjs e boas compras.
tia Susana

Anónimo disse...

Olá! Vim aqui ter ao acaso e estou a gostar!
Olha acho que até aí tens coisas a mais: alcoól está desaconselhado há anos pelas maternidades na limpeza do umbigo, os cotonetes são bons, mas só para limpar a orelha por fora e não o ouvido, e a água de limpeza serve bem a água da torneira. Creme lavante é o nome que a uriage dá ao gel de banho. É bom, eu gosto. As toalhitas aconselho a passá-las por água no primeiro mês, antes de limpar a pele. O termómetro para o banho deu-me jeito no primeiro mês e segundo, depois já sabia de cor o que eram 37 graus! :)
Beijinho, espero ter ajudado! Visita também o meu blog!