quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Finalmente vamos entrar no NOVO ANO!


2008 está a chegar ao fim, o que de certa forma me deixa satisfeita, mesmo não sabendo se 2009 será melhor... Em forma de balanço, considero o ano que agora acaba, como um ano estagnado, sem grandes alegrias mas também sem grandes tristezas, a sensação que tenho é que passaram os 365 dias, e que nós estamos exactamente iguais ao que estávamos no dia 31 de Dezembro de 2007! Á um ano atrás, mesmo esquecendo-me de comer as passas, pedi muito muito muito para que este ano nos trouxesse uma nova vida, e esta foi a maior desilusão de 2008, termos percebido, e confirmado que a Infertilidade faz parte das nossas vidas, e que ficará para sempre, sem duvida, este diagnóstico é de longe o pior do ano de 2008... Como a melhor recordação do ano, voto na nossa viagem a Paris, foram 5 dias fabulosos com 3 das pessoas que mais amo na vida, o meu maridão, a minha irmã, e a minha melhor amiga (também gosto muito do C. marido da Bomboca!).

Para 2009 desejo que a Felicidade entre na vida daqueles que amo, que Alguém lá em cima nos mande energia positiva, saúde, trabalho, e muitas alegrias, tantas que de hoje a um ano, consiga escrever uma "lista numerada com factos concretos" das melhoras recordações de 2009. Sinto que o novo ano será de mudanças, e espero do fundo do coração, que durante este ano exista uma súbita imigração de cegonhas vindas de França, e que todas nós consigamos caçar a que nos está destinada. Logo à noite, vou pensar em todas vocês, e pedir que no próximo reveillon estejamos todas a exibir uma barriguita linda. Às amigas que vão entrar no novo ano já com esse sonho cumprido, desejo-vos uma hora pequenina e que abracem os vossos bebés com a força do Mundo e o calor que só uma mãe sabe trasmitir. Às amigas que já tem em casa os bebezocas desejo que o novo ano vos ofereça mais e mais alegrias... No fundo, desejo que 2009 seja O ANO DA CONCRETIZAÇÃO DOS NOSSOS MAIORES SONHOS.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O Natal já passou...

O Natal passou dentro da normalidade, este ano a véspera foi na nossa casa, com os meus pais, os meus sogros e os irmãos dos dois lados... Foi giro, igual aos outros anos, somos poucos e a criança mais pequena já tem 13 anos, por isso a animação nunca é grande, apesar da minha irmã se esforçar sempre por incutir o espírito do Pai Natal, na altura da distribuição das prendas, enquanto os adultos se preocupam mais em comer e beber.
Nestes últimos tempos, tenho tentado abstrair-me um pouco do nosso "problema", tenho me entretido com outros assuntos, e o volume de trabalho também aumenta sempre nesta altura, o que me deixa menos tempo para pensar. Neste momento, tenho até a sensação que me habituei ao facto de não conseguirmos ter filhos, já não me consigo imaginar grávida, nem consigo entrar naquele quarto vazio e sonhar com a decoração que gostava de fazer, estou a pensar ocupar o quarto com uma mobília que nos vão oferecer em Janeiro, porque no Natal tivemos que meter colchões no chão para toda a gente conseguir dormir lá em casa. No sábado, numa mini discussão com o P., sobre o mesmo assunto de sempre, os malvados dos Euros, respondi-lhe que: " se não tiver filhos, paciência. Se me apetecer adopto e pronto...". Doí um bocadinho, ter que gritar isto em voz alta, mas doí ainda mais quando sentimos toda a pressão em cima de nós, sem ter ajuda de lado nenhum. Estou cansada neste fim de ano, estou cansada de ser a bóia de salvação de toda a gente, enquanto me afogo aos poucos sem ninguém reparar, estou cansada de ter que me preocupar com tudo, sem que ninguém se preocupe se o meu olhar está mais triste ou se dou menos gargalhadas, estou cansada de ter que deixar sonhos pelo caminho sem nunca os concretizar, simplesmente porque não dá. Vem ai um novo ano... mas a sensação que tenho é que vão passar 10 anos, e que eu estarei no mesmo sitio, exactamente igual, sem nada mudar. Talvez seja demasiado exigente com a vida, tenho trabalho, não é aquilo que gostava de fazer, mas tenho um ordenado ao fim do mês, tenho saude, que felizmente sempre tive, tenho familia, tenho o meu maridão, mas continua a existir um vazio dentro de mim, que, por vezes, se tranforma numa especie de solidão.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Apetece-me...

...tirar umas ferias de Natal, nada melhor do que sermos estudantes! É verdade, que depois desta semana, só trabalho 5 dias até ao final do ano, com feriados e pontes à mistura. Mas ando sem vontade de fazer nada, nada mesmo, só ficar em casa no quentinho, e foi exactamente o que fiz ontem, nem despi o pijama, limpei a casa de manha que já estava a precisar, fiz o almoço, e sofá... Entretanto, como previsto o Mr. Red fez a sua visita mensal, que estranhamente foi uma visita "à médico", porque apareceu no sábado e ontem já tinha ido embora! Só me faltava agora começar a ter problemas com os ciclos menstruais.
A minha carta ao Pai Natal também está pronta, e não é difícil de imaginar o que lhe pedi, o mesmo que tenho pedido desde à 2 anos, ao Pai Natal, e às badaladas da Passagem de Ano, será que o facto de me ter esquecido de comer as odiosas passas influenciou nos pedidos, ou então as cegonhas já estavam esgotadas e nós ficamos em lista de espera... Será que, agora iniciamos o pedido com dois anos de vantagem? Estou a entrar na fase em que apelo a todos os santinhos, quando no fundo, sei que o único que me pode auxiliar, é a "Santa" ICSI.

Canal Informativo


"O melhor sexo para fazer bebés
Veja quais as melhores posições para engravidar.
P1. Quais as melhores posições para a concepção?
Muitos especialistas suspeitam de que a posição do missionário (homem por cima) garante a melhor oportunidade para gerar um bebé, embora não se tenham realizado estudos definitivos sobre esta matéria. A teoria diz que, com o parceiro por cima, consegue-se a penetração mais profunda o que, consequentemente, permite aproximar mais os espermatozóides do colo do útero, dando-lhes algum “avanço” na corrida até ao óvulo. Outras possibilidades (para o caso de se fartar):
• Por trás: quando o homem penetra a mulher por trás, em posição deitada ou de joelhos, o esperma é depositado próximo do colo do útero.
• Deitados lado a lado: esta posição pode ser relaxante (o que óptimo para estimular bons momentos de sexo) e mais fácil se um dos parceiros tiver excesso de peso ou problemas nas costas.
P2. Ter um orgasmo pode aumentar as hipóteses de engravidar?
Sim. Evidentemente, o orgasmo do homem é absolutamente necessário para a concepção e algumas pesquisas sugerem que o orgasmo da mulher também tem uma palavra a dizer. As contracções que acompanham o orgasmo feminino poderão ajudar a atrair o esperma para dentro do colo do útero.
P3. No fim, devo ficar deitada ou levantar os pés?
Mal não faz se puser os pés no ar. Alguns especialistas dizem que a probabilidade de concepção aumenta se a mulher permanecer na cama durante meia hora após a relação sexual, de preferência deitada de costas, com uma almofada por baixo da zona pélvica. Teoricamente, isto ajuda o esperma a subir a trompa de Falópio. Se tiver tendência para infecções urinárias e lhe tiverem dito para ir à casa-de-banho imediatamente após a relação sexual, siga o conselho do seu médico.
SUGESTÃO
Tente não pensar demasiado na posição ideal para engravidar. O melhor é simplesmente gostar do que está a fazer. O stress e a ansiedade podem ser inimigos do sucesso." Informação retirada do site familia.sapo.pt


sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mais um telefonema...



Ontem, depois de 30 minutos a tentar que me atendessem o telefone na Mac, consegui finalmente falar com a pessoa certa, pela primeira vez fui atendida por uma Enfermeira simpática.
- Boa tarde, gostava de saber como está o meu processo para a 1ª consulta de Infertilidade.
- Boa tarde, quando é que nos entregou o processo?
- Em Setembro...
- Pois, a lista de espera agora vai atrasar mais um bocadinho, porque no fim do mês, saíram 3 médicos que davam essa consulta.
Silêncio.................................................. ( eu a ter um ataque nervoso em silencio)
-Não posso acreditar. Meu Deus. E agora?
-Tenha calma, diga-me o seu nome, e amanha ligue-me à mesma hora, pode ser?
-Pode, claro.
-Muito bem, vou ver o que se passa com o seu processo e amanha falamos.
Escusado será dizer que passei o resto do dia a pensar neste assunto, ansiosa que passassem 24 horas para eu conseguir ter alguma informação. Hoje, mais ou menos, à mesma hora liguei, e para minha surpresa atenderam logo a chamada (boa!), pedi para falar com a Enf. Carla.
-Boa tarde, Enf. Carla falei consigo ontem acerca das consultas de infertilidade.
-Ahh Sim! Já vi o seu processo, será chamada em Fevereiro.
-Fevereiro?
-Sim...
-Tenho que esperar tanto tempo, é que entretanto já nos foi diagnosticado o problema, e é mais grave do que estávamos á espera (com a voz a tremer e num tom baixinho).
-Foi? Mas acho que não consigo consulta antes. Vou ficar aqui com o processo e pode ser que seja chamada em Janeiro, será contactada por telefone a avisar.
-Está bem. Obrigada. Bom fim de semana.
É assim, embora não seja grande coisa, pelo menos fiquei a saber que o processo está entregue e que serei chamada em Fevereiro, já dá um animozinho.

Entretanto o Mr. Red deu sinais, de que vai invadir a minha propriedade este mês, outra vez, o que não me espanta porque me baldei quase sempre aos treinos... (e quem sofre é o maridão que continua religiosamente a tomar a Vitamina E1000 todos os dias).

BOM FIM DE SEMANA

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sem desistir


Hoje acordei cheia de força, e com uma vontade enorme de enfrentar esta luta de cabeça erguida, quero acreditar que o pior já passou e que no próximo Natal teremos presentes especiais no sapatinho. Quero seguir em frente, quero avançar (agora) com um tratamento que me trará a felicidade, quero encher a minha casa de sorrisos e gritaria... Eu sei que vamos conseguir e que o sonho está perto de acontecer. Por isso, tudo o que peço ao Pai Natal este ano, é que me traga um 2009 especial. Juntos só paramos de lutar depois de conseguirmos vencer esta batalha. E tudo o que desejo para nós, é igual ao que desejo para todas as amigas que enfrentam a mesma guerra, juntas teremos os nossos desejos realizados. Sei que neste percurso terei outras quedas, outras ansiedades, outras lágrimas, mas tudo isso me dará a força necessária para continuar o meu caminho sem desistir...

"Agora sim, damos a volta a isto!Agora sim, há pernas para andar!Agora sim, eu sinto o optimismo!Vamos em frente, ninguém nos vai parar!
Agora não, que é hora do almoço…Agora não, que é hora do jantar…Agora não, que eu acho que não posso…Amanhã vou trabalhar…
Agora sim, temos a força toda!Agora sim, há fé neste querer!Agora sim, só vejo gente boa!Vamos em frente e havemos vencer!
Agora não, que me dói a barriga…Agora não, dizem que vai chover…Agora não, que joga o Benfica…e eu tenho mais que fazer…
Agora sim, cantamos com vontade!Agora sim, eu sinto a união!Agora sim, já ouço a liberdade!Vamos em frente, é esta a direcção!
Agora não, que falta um impresso…Agora não, que o meu pai não quer…Agora não, que há engarrafamentos…Vão sem mim, que eu vou lá ter…" Deolinda

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Respirar...




De volta, depois de um fim de semana prolongado, que até foi muito agradável... No sábado fomos visitar a minha avó ao Alentejo, gosto muito de lá ir, apesar de cada vez termos menos tempo para passear. Como sempre que tem uma oportunidade, a minha avozinha pediu-me novamente para lhe dar um bisneto, que seria o primeiro, desta vez não consegui disfarçar a minha tristeza, e apenas respondi baixinho: "talvez para o próximo ano..." Se ela soubesse o quando desejo satisfazer-lhe aquele pedido especial! Mas consegui conversar, mais uma vez, com o P. acerca deste assunto, e decidimos que em Julho fazemos "contas à vida", e que talvez consigamos avançar para a ICSI nessa altura. O meu maridão acha que não devemos pedir o dinheiro que falta ao banco, e a justificação é que se o 1º ttt não der resultado, nessa altura podemos pedir um empréstimo para o 2º, antes de sermos chamados para o publico. Mas eu tenho muita esperança que vamos conseguir realizar o nosso sonho à primeira, e queria avançar o quanto antes, se o resultado for negativo, então nessa altura esperamos pelo serviço nacional de saúde e deixamos o privado durante algum tempo. Também não sou a favor de pedir empréstimos com taxas de juros altíssimas, aliás lá em casa, o único crédito que temos é o da Habitação, mas não estamos propriamente a comprar um aspirador... Ontem fizemos um almoço de amigos na nossa alegre casinha, foi muito bom, já não fazíamos a algum tempo, e conseguimos combinar um jantar de Natal com troca de prendas, e a passagem de ano, balanço positivo. Mas a meio do almoço, lá veio a pergunta novamente, desta vez acho que nenhum de nós respondeu e a conversa acabou por fluir para outro tema. Aja força e paciência porque cada vez mais, todos à nossa volta, começam a estranhar o facto de ainda não termos herdeiros, ainda por cima eu andava sempre a falar em bebés. Espero sinceramente que 2009 seja o nosso ano, assim como o de todas as amigas que me acompanham nesta luta... Esperança! Esperança! Esperança!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Hoje estou assim...

Com um berbequim na barriga, não sei porque, estou ansiosa e nervosa e apetece-me desatar a correr sem parar (e eu detesto correr), será que os meus neuronios deram o click!?
Ontem entrou na agência um Sr. com cerca de 40 anos, a pedir dinheiro para fazer um "tratamanto ao cerebro" na Alemanha, eu sou uma pessoa solidária, mas gosto de saber a quem entrego o meu dinheiro, e aquela história pareceu-me muito suspeita... E por outro lado fez-me ficar tão revoltada que me apetecia bater no Sr., eu trabalho 8 horas por dia, às vezes mais, para conseguir ter um ordenado ao fim do mês, e aquele marmelo anda a pedir, eu também preciso de dinheiro para fazer um tratamento, e não é por isso que vou obrigar as pessoas a contribuirem para a minha causa. É que depois a atitude do Sr. quando lhe disse que não o ia ajudar, foi um pouco agressiva, como se tivessemos obrigação, ohhh porr favoorrr!!!!
Mas o importante do dia de hoje, é que acordei com vontade de sair deste baixo astral, tenho que reagir, tenho que ter força para avançar, e o primeiro passo vai ser comprar algumas prendas de Natal, só para os mais pequenos, hoje vou fazer uma das coisas que mais gosto, e vou comprar prendinhas pequeninas e baratinhas, também não será por isso que o tratamento se vai atrasar, pois não?

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Devagarinho...



... Começo a ver a luz ao fundo do túnel, não está a ser fácil esta fase da minha vida, a confirmação do diagnóstico, foi muito mais duro do que estava à espera. Pensei que estivesse preparada, estava informada, sabia tudo o que ia ouvir na consulta, mas ouvir realmente aquelas palavras, foi como uma bomba dentro de mim. Na altura, fiquei estranhamente calma, mas à medida que as horas foram passando a ferida foi abrindo e começou a sangrar sem parar (ainda não parou). O pior de tudo isto, não é o facto de termos que fazer um tratamento para conseguirmos as nossas estrelinhas (plural porque agora só penso em gémeos), o que me doí mais é o facto de não estar a conseguir arranjar uma solução viável para iniciar "amanha" a nossa batalha, estar parada é realmente doloroso e dá-me cabo dos nervos, como passo algum tempo sozinha em casa, esta cabeça não pará de pensar, é mais forte que eu, não consigo, sou mesmo assim em tudo, sempre que quero alguma coisa só descanso quando consigo, e neste caso não estou a conseguir... A época natalícia também não veio nada a calhar, (o que acham de mudarmos o Natal para Agosto?), chamem-me consumista, mas o que mais gosto no Natal é comprar presentes! Adoro fazer embrulhos, nunca peço para embrulhar nas lojas, adoro pensar cuidadosamente em cada pessoa da família, chegar a casa e ver a árvore cheia de prendas, este ano decidi que só comprava algo para a minha irmã, que tem 12 anos e não acho justo não lhe oferecer nada, de resto, já avisei algumas pessoas da família que não oferecia nada este ano, e pedi por favor para não me comprarem nada a mim, senão fico a sentir-me ainda pior. A maior dificuldade é não contar o porquê deste ano não haver troca de presentes, é a crise, a crise serve de desculpa para muita coisa nos dias que correm! O que também não está a ajudar em nada, é o tempo, ainda mais depressivo do que eu, com tanto frio e tanta chuva (pelo menos podia ter nevado em Lisboa), como é que se consegue levantar a moral, quando se sai de casa e começa a chover a potes, chegamos a casa a tremer de frio e com uma constipação que começa a dar sinal na sexta, véspera de fim de semana prolongado, e só desaparece na terça já de volta ao trabalho, assim torna-se realmente complicado uma pessoa andar animada. Entretanto, no meio da minha tristeza, marquei uma consulta na IVI com o Dr. Sérgio (vou conhecer o famoso), dia 15 de Janeiro, lá estaremos ao fim da tarde, nervosos como sempre, mas a precisar de uma 2ª opinião e de uma 2ª clínica para comparar, e pelo menos, sinto-me mais activa na luta. Sinceramente não me apetece nada cruzar os braços, e convencer-me que "daqui a um ano ou dois já temos o dinheiro suficiente", e o que é que faço durante esse período? Durmo no sofá... Sim, sou exagerada e sou stressada e sou ansiosa e sou mimada, não consigo esperar pacificamente quando o que está em jogo é demasiado importante para mim. Ás vezes, pergunto-me como era antes de começar esta luta, e não sei responder, porque agora tudo gira à volta desse assunto... Espero conseguir relaxar com o passar do tempo, mas é difícil para mim, a sério que tento, mas é mesmo muito difícil, lá para o Verão, em principio, costumo andar mais bem disposta nessa estação do ano. Entretanto, também estou à espera das chamadas dos Hospitais públicos, estamos inscritos na MAC e no HSM, à alguns meses (2 meses), mas quando ligo para lá, só consigo ouvir do outro lado da linha, uma voz nasal a dizer a mesma frase (começo a pensar que estou a falar com um gravador!) "tem que esperar que a Sra. Enfermeira ligue a marcar a consulta". E é assim a minha vida, de repente, ficou muito pouco interessante, mas continuo a jogar no Eumilhoes, e na Árvore das Patacas, só não jogo no Dominó, porque não simpatizo muito com a Maya!

P.S.-desculpem o testamento, mas estava mesmo a precisar desabafar.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sonhos


Nada melhor para iniciar a semana, do que receber um miminho de uma grande netamiga, OBRIGADA CAKUXA ;)
Sou sonhadora em excesso, e por isso ter que mencionar apenas 5 dos meus muitos sonhos, vai ser difícil...
  1. (obviamente) SER MÃE
  2. SER FELIZ E VER A MINHA FAMÍLIA FELIZ
  3. MANTER OS AMIGOS VERDADEIROS (sem amigos a vida não faz sentido)
  4. TER UMA CASINHA COM QUINTAL CHEIA DE FILHOS E CÃES
  5. TER DINHEIRO SUFICIENTE PARA VIVER CONFORTÁVEL

Pronto, foi fácil, e estão todos resumidos e incluídos na lista, penso que não peço muito da vida, mas a vida insiste em criar obstáculos, talvez para dar-mos mais valor aquilo que temos, mas não era preciso escalar montanhas para conseguir, bastava-me subir um monte (de preferência alentejano).

Agora a entrega de miminhos às netamigas sonhadoras como eu, não quero repetir as mesmas amigas da Cakuxa, mas quero deixar um xi-coração do tamanho dos Sonhos, às outras 4 sonhadoras a quem ela atribui-o o miminho.

  • Encomenda Extraviada - Mar
  • O nosso sonho - Ana e Zé
  • Encomenda de Paris - Ana e o seu Pedrocas
  • Na minha barriga - Su e o seu Eduardo
  • Bebé Flor - Barriguitas e a linda Flor

Afinal, foi mais dificil escolher 5 blogs para atribuir o miminho, do que escolher 5 sonhos...