sexta-feira, 30 de outubro de 2009

De volta, às peripécias no Centro de Saúde

Depois de estar desde Julho sem consulta no Centro de Saúde, por sucessivos adiamentos da médica de família, aquela médica que quem segue o meu cantinho desde o inicio, sabe que eu adoro!!! Na quarta-feira lá fui eu toda contente ter a minha 3ª consulta no Centro, desde que estou grávida... Cheguei, fui ao balcão "dar entrada", e sentei-me à espera que me chamassem, realmente chamaram, mas não foi a médica, foi a Sra. da secretaria, fui ao balcão novamente e ouço: "A Dra. Fernanda diz que a esta hora não atende ninguém" Confesso que tive que fazer uma pausa para assimilar a informação, e respondi:
" A esta hora!? São 13h e eu tenho consulta marcada para as 13h!"
" Sim, mas alguém lhe ligou a avisar que a consulta afinal era às 10.30h"
" Se alguém me tivesse ligado, eu tinha vindo às 10.30h. Mas tudo bem, não me vou enervar com isso, a Dra. não me vê à mais de 3 meses mesmo. Posso ser atendida pelas enfermeiras? Afinal são elas que fazem o trabalho todo, a Dra. só vê os exames."
Depois desta conversa, tive a confirmação que as enfermeiras me atendiam, e enquanto esperava, vi a Dra. chamar alegremente os Delegados de Informação Médica, nem vou fazer nenhum comentário...
Passado 5 minutos, chamaram-me do gabinete das enfermeiras, e quando entrei dei de caras com a minha querida médica de família, que ficou bastante espantada de me ver ali, e apressou-se a dizer: " Já disse que não a vou atender."
Eu respondi com toda a calma do Mundo, embora por dentro me apetece-se apertar-lhe o pescoço: "Boa tarde Dra.! Não estou no seu gabinete, vou ser atendida pelas enfermeiras e não por si."
" Vai ser atendida pelas enfermeiras porque? Não a avisaram que a consulta era às 10.30h"
" Não, não me avisaram, mas eu nem me vou chatear com isso, a Dra. não me atende à mais de 3 meses, por isso nem vale a pena preocupar-me."
" Não a atendo à mais de 3 meses porque anda no privado. Eu atendo as grávidas que precisam, as que estão no privado ficam para trás"
Nessa altura saltou-me a tampa a sério: " Dra. eu consigo fazer um esforço e pagar as consultas no privado, mas tenho tanto direito a ser atendida aqui como qualquer outra grávida, afinal faço os meus descontos todos os meses. E quando decidi ser seguida no privado, foi porque me avisaram logo para o fazer, porque o seu atendimento deixa muito a desejar. Sem saber que eu estava a ser seguida no privado, marcou-me a 1ª consulta de saúde materna às 15 semanas, sem me passar qualquer exame, acho que só por ai se consegue tirar conclusões."
Ela simplesmente virou-me as costas e foi-se embora.
Já tinha saudades de falar mal da minha querida médica de família, que assim que passar a gravidez vai deixar de o ser, porque faço intenções de mudar de Centro de Saúde, mas por enquanto preciso que ela me vá passando os relatórios da baixa, que é só para isso que serve.
Entretanto, fiquei com as enfermeiras, que estavam incrédulas com aquela discussão, e me atenderam sempre num tom bastante pacifico. Pesei-me, 65kg (ai ai ai), medi a tensão, estava um bocadinho alta mas devia ser dos nervos, conversamos sobre a Gripe A, fiz xixi na palhinha, e o melhor de tudo, ouvi o coração da Madalena a bater com muita força, só esse som valeu a pena a deslocação ao Centro de Saúde.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dificuldades de uma grávida trapalhona


Estar grávida é lindo, ver a barriga a crescer, começar a sentir o bebé, planear e comprar o enxoval, as ecografias, imaginar como será o nosso bebé, mas... nem tudo é fácil! Chegámos às 33 semanas, e já só consigo pensar no dia em que a Madalena saltar cá para fora, não tenho medo do parto, nem das dores, tenho medo do depois, do desafio de ter um recem-nascido em casa, e da responsabilidade de ser Mãe. Nesta fase, as dificuldades começam a aparecer nos mais pequenos pormenores do dia-a-dia...
  • Subir escadas, por favor, chego ao 2ºandar a deitar tudo cá para fora.
  • Dormir, sempre gostei de dormir, mas agora tornou-se uma tarefa um pouco complicada! Não podemos estar de barriga para baixo, por razões óbvias, não podemos estar de barriga para cima porque "esmagamos" a veia cava e o bebé recebe menos oxigénio, resta-me dormir de lado. Conclusão uma almofada na barriga, uma almofada nas costas, e um remoinho na cama a noite toda, a virar-me de 20 em 20 minutos.
  • Fazer a depilação, para quem sempre fez a depilação em casa, agora é muito difícil depilar zonas que não consigo ver!!!!
  • Baixar-me, seja para me calçar, seja para apanhar qualquer coisa, o simples acto de flectir as pernas, baixar o rabo, e levanta-lo a seguir, é complicado.
  • Andar ou Sentar-me de pernas fechadas, sem comentários.
  • Não me contorcer cada vez que a Madalena resolve espreguiçar-se. Desde esta semana, que sinto alguma dor quando a miúda se mexe, sinto literalmente os ossos dela a esmagarem-me os órgãos, às vezes, consigo distinguir um pé ou um joelho a empurrar-me a barriga.
  • Estar sentada muito direitinha, quando jantamos num restaurante com amigos.
  • Vestir-me, ainda bem que estou de baixa, porque passo a maioria do tempo em pijama, mas as minhas opções de guarda-roupa, estão reduzidas a pouquissimas peças.

São só alguns exemplos, das doces dificuldades quando se tem uma barriga pesada a destabilizar o nosso centro de gravidade...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Maternidade

Apesar de ainda não saber, para onde vou quando a Madalena decidir nascer, porque a minha obstetra a partir de Dezembro vai passar do Hospital de Santa Maria, para o Hospital Amadora / Sintra, e decidimos que eu ficaria (por opção minha) em Santa Maria e passava para a Dra. Gertrudes que me faz as ecos desde o inicio. Mas na ultima ecografia, falei com a Dra. Gertrudes e ela também vai deixar o Hospital de Santa Maria, disse-me que tinha todo o gosto em fazer nascer a Madalena, que na próxima ecografia, dia 3 de Novembro, falamos melhor sobre esse assunto, e me revelava para que Hospital ia, isto tudo num certo tom de mistério, que sinceramente não percebi!!!
Apesar de, na realidade, não ter um plano de parto definido, comecei a fazer a minha mala esta semana, guiada por uma lista que tirei da Internet.
Mamã Drikas:
  • exames médicos + caderneta de grávida - guardo na altura
  • elásticos para o cabelo - Ok
  • 3 camisas de dormir - Ok mas preferia um belo dum pijama
  • 1 robe - Ok
  • chinelos de quarto e chinelos de banho - Ok
  • 2 toalhas de banho - Ok
  • 2 soutiens de amamentação - só tenho 1
  • 1 embalagem de disco para o peito - Ok
  • 1 embalagem de cuecas descartáveis - Ok oferecida pela minha Sisi :)
  • cuecas - claro
  • Pensos higiénicos super absorventes - por comprar
  • Creme para os mamilos - Ok Gretalvite
  • Protectores para os mamilos - por comprar
  • Compressas térmicas para o peito da Bebe Confort (servem para colocar quentes se der a subida do leite, ou frias para o peito dorido) - nem sabia que isto existia!
  • Creme pós -parto - por comprar
  • Faixa ou cinta pós- parto - por comprar
  • lenços de papel - Ok
  • Produtos de higiene - guardo na altura
  • Roupa para voltar para casa - grande mistério em relação ao numero que estarei a vestir!!!!
  • Betadine espuma frasco encarnado - por comprar
  • Compressa de gel em forma de penso para aliviar as dores do parto - onde se compra??

Extras incluídos por mim: MP3 (de certeza que vou precisar de muita musica), livros e revistas (não me devo conseguir concentrar mas...), Maquina Fotográfica (o papá está avisado para tirar uma fotografia assim que a Madalena sair cá para fora, vamos ver se consegue!!) Agua e Bolachas, Toalhitas.

Bebé Madalena:
  • 4 mudas de roupa, separadas em sacos individuais com a indicação dos dias - Ok
  • 2/3 Fraldas de pano - 4 Ok
  • Fraldas descartaveis - 1 pacote Dodot recem nascido com 26 fraldas, chega???
  • Creme muda fraldas - Ok
  • Toalhitas - Ok
  • Mantinha - Ok
  • Ovo - o papá leva
  • Gorro - Ok
  • Meias - Ok
  • Acrescentei uma toalha de banho, e amostras da Mustela dos produtos de higiene!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ás 31 semanas...

...estamos assim!!!


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Missão (quase) cumprida


Desde que estou em casa, que o P me chateia para fazer as malas para a Maternidade, está com medo o papá :) Ontem fiz-lhe a vontade, até porque só ontem é que a roupa da Madalena ficou passada a ferro pela avó Fófó (claro), em vez de voltar a arrumar tudo nas gavetas, aproveitei e fiz a mala. Sinceramente, acho um bocadinho cedo, e ter a roupa fechada na mala 2 meses, não me parece muito bom, mas como o papá stressado diz: "Nunca se sabe..." Ao arrumar a roupa, reparei que a miúda não tem pijamas, mas os bebés também usam pijama, não usam? Na verdade, roupa para o 1º mês não tem muita, já me estou a imaginar a ter que lavar roupa à mão, para puder vestir-la todos os dias com os mesmos fatinhos! Vamos ver como nos portamos... Agora falta fazer a mala da mamã, confesso que estou mortinha para voltar a vestir roupa normal, e para usar as minhas botas de salto alto, quando olho para as montras e vejo alguma peça que goste, tenho um impulso gigante de entrar e comprar, de seguida olho para barriga, penso na conta bancária, e o impulso desaparece. Por falar em botas, alguém sabe onde anda o Sr. Outono??? É que nós grávidas, sofremos um bocadinho com este calor. Outra missão cumprida este fim de semana, foram as compras que estavam reservadas para o mês, os produtos de higiene e afins estão finalmente nas prateleiras cá de casa, porque agora deixamos de ter a desculpa do "ainda é cedo". Existem muitas coisas que não estou a comprar, como o aquecedor de biberons, os termos, a bomba tira leite, sacos de congelação de leite, será mesmo necessário??? Se for, o papá depois compra sozinho... É que temos outra ecografia marcada, para daqui a 3 semanas, e o Centro Ecográfico, não é propriamente barato. Continuando a falar de economia doméstica, a Segurança Social enviou hoje uma carta, a confirmar que o abono pré-natal estava aceite, mas o cheque não vinha agregado, não poupavam uns tostões se fizessem logo tudo de uma vez? É só uma sugestão...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bom fim de semana

Nada melhor, do que uma boa musica, com o nome da minha bebé, para iniciar o fim de semana.... BOM FIM DE SEMANA

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Era previsivel

Como imaginava, na sexta-feira, a Dra. Cátia voltou a examinar-me e ordenou o repouso novamente! O colo do utero está fechado, mas como continua muito em baixo, qualquer esforço pode antecipar o parto. Queixei-me também que a Madalena mexe um bocadinho menos ultimamente, e a Dra. recomendou que fizesse já a eco das 32 semanas. Ontem fomos fazer a eco, e eu como sempre estava um bocadinho nervosa, felizmente a nossa Madalena está óptima, dentro dos parametros normais, bem alimentada, com 1350kg, exactamente o que deveria ter com este tempo de gestação, mas no percentil25, o que me preocupou um bocadinho! Até o P. perder a paciencia e me dar um raspanete, afinal tinhamos acabado de ouvir e de ver que a nossa filha está perfeita... Ai, mas a nossa cabeça não pará!!!!