sexta-feira, 26 de junho de 2009

15 Semanas




E assim chegamos às 15 semanas, a barriguinha começa a fazer-se notar, e eu fico babadissíma com isso, até já tenho "aquele" andar à grávida... As enfermeiras do Centro de Saúde acharam a minha barriga pequenina, mas a verdade é que já não tenho calças que me sirvam, e camisolas pior ainda!!! Está na altura, de ir às compras, que chatice. Ainda em relação à barriga, é impressão minha ou está bicuda?? Onde andam aquelas Sras mais velhas que adivinham o sexo, só de olhar para a barriga??? Aceitam-se apostas...
O feijão é que começou a semana a ganhar a sua primeira prenda, oferecida pela tia Catarina, que é a minha irmã mais nova (e única), temos uma diferença de quase 18 anos, por isso é a minha bebezinha. Cuidei dela desde os 3 meses, altura em que a minha mãe começou a trabalhar, e eu ainda estudava, aprendi nessa altura muita coisa que não sabia em relação a bebés, e que agora me vou lembrar quando o feijão nascer, espero eu!. A minha irmã era das pessoas que mais nos pedia um sobrinho, por isso devem imaginar a alegria dela quando lhe demos a grande noticia. Ainda por cima, o sobrinho vai nascer no mesmo mês que ela, Dezembro, vamos lá ver, se não será no mesmo dia, o DPP dela era a 16 de Dezembro, e o do feijão é a 17.

1ª prendinha:




quinta-feira, 25 de junho de 2009

Regresso ao passado

Lembram-se da minha médica de família? Aquela que dizia que a "infertilidade não existe", "que os casais de hoje inventam tudo", " que o espermograma faz mal aos homens", essa mesmo... Ontem tive a 1ª consulta de Saúde Materna com ela, já tinha saudades!! Uma coisa é certa, estar grávida tem as suas vantagens no Centro de Saúde, marcaram-me a consulta para as 11.30h, às 11.35h estava a meter o pezinho no Centro e a ouvir o meu nome pelas colunas, até me assustei. Entrei para o gabinete da enfermeira, muito simpática, e grávida, pediu-me o Livro Verde (que eu já tenho porque estou a ser seguida no particular), fez-me as perguntas da praxe, pesou-me, mediu-me a tensão, viu a ecografia e as analises, e ofereceu-me um monte de papelada com informação. Depois de tudo, deu-me uma "palhinha" para eu fazer xixi em cima, fui ao Wc, ouvi as reclamações das velhotas acerca das grávidas terem prioridade, e estranhamente não consegui fazer o xixi, logo eu que ando sempre na sanita, quando foi realmente preciso não saiu. Paciência, ficou para a próxima consulta! Melhor de tudo, passámos para outra sala, deitei-me na maca (com medo porque a Dra. Cátia proibiu-me de fazer Citologias com "estranhos") mas afinal era só para me apalpar a barriga e medir o fundo do utero, depois veiu uma maquina pequenina e tum-tum tum-tum, era o coração do feijão :)
- Tudo bem, confirma-se que está grávida.
- Mas tinham duvidas??!!
As últimas recomendações das enfermeiras foram (claro) acerca do peso, nada de engordar agora porque tem tempo no ultimo trimestre.
Mais 5 minutos na sala de espera, e ouço a voz da Dra. a chamar por mim... Primeiríssimo comentário:
- Está a ver, andava tão preocupada, e afinal conseguiu engravidar, eu não lhe disse para ter calma.
A resposta que me apetecia dar ( Olhe lá, por acaso tivemos a sorte de conseguir o nosso pequeno milagre sem qualquer tratamento mais complexo, mas o problema é real, existe, somos e vamos continuar a ser um casal com problemas de fertilidade, e a Dra. só nos atrasou o processo.)
A minha resposta - Sim, mas o P. tem mesmo um problema, e andou a fazer medicação para melhorar, tivemos a sorte de conseguir através de um método mais simples.
Passada a tensão do tema infertilidade, não tivemos muito mais tempo, a Dra. viu que estou a ser seguida por uma obstetra, e apenas me passou aquilo que eu ia buscar, o papel para a segurança social, o cheque dentista, e as credenciais para as analises do próximo trimestre.

Mudando de assunto, sou apaixonada por Sling, gosto mesmo muito, tinha apenas algumas duvidas que já consegui tirar por e-mail através deste cantinho que tem coisas lindas. Na verdade, não acho muita piada aos marsúpios, acho muito rijos e pouco confortáveis, para além de só conseguirmos pôr os putos numa posição, esticados de pernas penduradas, virados para nós ou para o povo... Mas , gostava de ter algumas opiniões, compraram, vão comprar, vale a pena?????

Este:


















Ou este:


segunda-feira, 22 de junho de 2009

A consulta


Ai! Que fim de semana... Assim que conseguir coloco umas fotos do casamento. Em relação à consulta, correu muito bem. As analises estão dentro do normal, deixei o Folicil e comecei o Folifer. O peso está exactamente igual, 53.7 kg, estou muito bem, mas um pouco acima daquela linha no gráfico do livro das grávidas, ou seja, nada de doces nem bebidas com gás. A Dra. Cátia dá muita importância ao peso das suas grávidas, e no total estou proibida de engordar mais de 12 kg. Quando lhe mostrei a eco, ficou super surpreendida, adorou as imagens e disse que apesar de ainda ser cedo para falar em bebés grandes, o nosso está grande para o tempo de gestação, e mais importante de tudo está perfeitinho e saudável. Aconselhou-me a nem pensar no resultado do rastreio bioquímico, porque com aquela ecografia de certeza que não haverá problemas, qualquer das formas assim que ela receber o resultado telefona-me. Depois começaram as minha dúvidas, que na altura não eram muitas, posso usar cremes depilatórios? Sim. Posso fazer madeixas? Para já não aconselho, espera mais 2 semanas, e sempre com tintas sem amoníaco. É preciso um protector solar especial? Não, podes ser uma grávida bronzeada e linda, apenas tens que seguir os mesmo cuidados de sempre. Continuo sem enjoos! Óptimo, é sinal que o teu corpo é resistente. Chego a casa muito cansada! Então descansa. Posso tomar banho logo a seguir às refeições? (pergunta encomendada pela Bomboca) Não aconselho, mas não aconselho a ninguém, as paragens de digestão são mais perigosas do que as pessoas pensam, já vi muitas situações nas urgencias. Última recomendação - Fazer a vidinha normal, apenas ter mais atenção à alimentação por causa do peso e da toxoplasmose, quero que continues magra para teres uma boa gravidez, um bom parto, e um bom pós-parto, marca consulta para daqui a um mês só para te pesarmos, e diz à menina lá fora que é uma consulta de cortesia, nessa altura passo-te as analises do 2ºsemestre. Ok, obrigada!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sexta-feira


Passamós, eu e o feijão (Sim! Eu sei que já não é feijão, mas enquanto não tiver nome, fica com esta alcunha da parte da mãe, porque o pai chama-lhe paxaxa!!!), para desejar às tias um óptimo fim de semana. Hoje vamos visitar a nossa Dra. Cátia, para lhe mostrar a eco e algumas analises. Amanha é dia de casamento, ui com este calor deve ser a doer! Não sei o que se passa comigo, que em vez de estar preocupada com a roupinha e acessórios, apenas tenho um pensamento na cabeça:"o que será a comida??". Falta-me ainda comprar uns brincos e uma gravata para o P., porque a dele chegou ontem da lavandaria com uma mancha gigante, que azar. Por isso, esta tarde tenho os minutos contados, à hora de almoço fui arranjar as mãos e as sobrancelhas, vim trabalhar (ou fingir que trabalho), às 17h consulta, às 18h madeixas e pés, e a seguir shopping à procura do que ainda falta. Ufa, já sei que assim que chegar a casa desmaio no sofá. E ainda tenho que arranjar tudo para ir dormir à casa da minha mãe, assim em vez de estarmos a 40 minutos de Setubal, ficamos a 10 minutos e sempre dá para dormir mais um bocadinho. Também aproveito para deixar um cesto de roupa para a minha mãe passar, é que ela implora-me para passar a minha roupa a ferro, e eu faço-lhe a vontade :)
BOM FIM DE SEMANA

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ecografia das 13+6 semanas

Ontem tivemos o nosso grande dia, levantámos-nos cedo e fomos directos ao Laboratório Joaquim Chaves tirar sangue para o Rastreio Bioquímico do 1ºTrimestre.... E às 14.30h lá estávamos presentes e bem dispostos no Centro Ecográfico Dra. Joaquina Tavares, para saber novidades do nosso feijão. Finalmente respiramos um pouco de alivio, está tudo dentro dos parâmetros normais para o período de gestação, as medidas foram feitas e analisadas ao pormenor durante 1 hora. Adoramos a Dra. Gertrudes, muito animada e conversadeira, passou o tempo a dizer que o nosso bebé ia ser fresco, porque o sacana estava sentado de pernas cruzadas e não se mexeu nem por nada. Começamos a eco normal, depois tentámos a eco com sonda, voltámos à normal, e o feijão nada de se pôr a jeito para a Dra, parecia que estava a gozar :) E deixar ver o sexo nem pensar, sempre de pernocas fechadinhas, para aprenderes a mãe não te compra nenhuma prenda até te portares bem... Mas o importante é que temos um feijão de 8cm perfeito e saudável, saímos com um sorriso e já começamos a revelar ao Mundo o nosso pequeno milagre.


segunda-feira, 15 de junho de 2009

Miminho booommmm


Hoje fomos premiados com este miminho bom, que veiu mesmo a calhar para acalmar os nervos que já me invadem, por amanha ser o dia da Eco mais importante das importantes, e por tudo o que significa ver o feijãozinho com 13 semanas e 2dias. Todas as noites peço para sair do consultório com a maior alegria do Mundo, e começar a contar a novidade a todas as pessoas que são importantes para nós, já ensaiei mentalmente como vou dizer ao meu boss, não tenho muito à vontade para estas coisas! Espero que todo o medo que sinto neste momento passe finalmente ao visualizar o pequeno ecrã. Obrigada amiguinhas lindas por este miminho tão importante
Quero também dedicar o miminho da amizade a todas as amigas que me acompanham nesta viagem desde o inicio, o vosso apoio é muito importante sempre...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Bolas!

Com os metereologistas a ajudarem e a anunciar a desejada subida da temperatura, já me estava a imaginar 5 dias na barraca de praia, sem fazer nadica de nada... Quando afinal o malvado do fisioterapeuta me avisa , que sexta-feira temos mais uma dolorosa sessão, ai estou tão fartinha daquilo! Bolas, bolas, bolas. Pior ainda quando o meu marido me informa de que já que temos que vir a Lisboa na sexta, aproveitamos e fazemos limpeza à casa que bem precisa, a minha furia cresceu ainda mais! Eu sei que a casa está a precisar de uma aspiradela, também sei que ultimamente não tenho contribuido muito para a manter em condições, mas depois de 8 horas de trabalho, seguidas de 1.30h de fisioterapia, quando chego a casa já vou de olhos fechados, completamente corcunda, e a unica imagem que me vem à cabeça é o meu sofá. Desculpe lá Sr. Aspirador! (também ainda não chegámos ao caos instalado em que não se vê o chão) Bolas, uma mulher grávida não pode ter descanso? É que a energia não abunda por estas bandas ultimamente...
Mas para festejar em condições a semana com que todos os trabalhadores sonham, em que começamos à 2ª feira e no dia seguinte é 6ªfeira, deixo-vos a minha contribuição para a banda sonora do fim de semana XXL.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

12 semanas



Pelas contas da médica, só chegamos às 12 semanas no Domingo, é uma meta importante, mas ultimamente as duvidas e o medo têm-me feito companhia diariamente. Continuo com pouquíssimos sintomas, o que me faz sentir bastante insegura, farto-me de olhar para a barriga, mas ela não se mexe!!! Só me resta esperar até dia 16, para puder respirar de alivio por ter atravessado o 1ºtrimestre sem nenhum percalço.


"Está grávida de 12 semanas – já só faltam 196 dias!
O cérebro do bebé começa a produzir sinapses.
O bebé alcançou a meta dos 5 cm (tem mais ou menos o tamanho de uma lima) e pesa cerca de 15 gramas.
A cara começa a assumir um aspecto mais humano. Os olhos, que começaram a formar-se nos lados da cabeça, estão agora mais próximos no centro do rosto e as orelhas já praticamente assumiram a sua posição final. Os intestinos do bebé, que cresceram tão rapidamente que chegam a entrar no cordão umbilical, começarão agora a deslocar-se para o interior da cavidade abdominal. Os rins segregam urina para a bexiga.
As células nervosas têm vindo a multiplicar-se rapidamente e começam a produzir-se sinapses (caminhos de comunicação neurológica no cérebro). O bebé já poderá ter adquirido mais reflexos, incluindo o da sucção, e até se contorce se pressionar a barriga, embora só daqui a várias semanas comece a sentir os seus movimentos."

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Barriga!!!???



Conseguem perceber a barriga? Tenho a dizer-vos que antes de estar grávida, não era propriamente lisa, mas com alguma boa vontade já se nota qualquer coisa, ou não?? A verdade, é que já não consigo vestir algumas calças e certas camisolas evidenciam demasiado o pneu...É muito esquisito estar na praia, e tentar mostrar às pessoas que nos rodeiam que não estou gorda, estou grávida :) valem umas festinhas carinhosas na barrigas como linguagem gestual para os mais atentos. O feijãozito gostou da praia e fartou-se de dar mergulhos, o Mar estava uma maravilha, a agua nunca esteve com esta temperatura no Verão passado, fartamos de aproveitar... tãooooo bommmm! Foi pena o papá ter que trabalhar, mas se não for teimoso aproveita o próximo fim de semana connosco (é um recado Sr. P!!).