sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Bom fim de semana

Porque às vezes, gostava de ter um "coração de pedra", para conseguir enfrentar esta luta com mais coragem...

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Parada no tempo...

Parada no tempo ...é assim que me sinto, sinto a vida a andar a 100 à hora, e eu a vê-la passar, sinto que todos tem uma vida normal, e que nós apesar de tentarmos esconder, temos um segredo terrível que nos sufoca! Fora de casa fingimos estar tudo bem, sorrimos, trabalhamos, conversamos normalmente, mas sempre com uma nuvem negra por cima de nós, dentro do coração sinto um vazio e uma angustia enorme, sinto-me de mãos atadas sem poder lutar por aquilo que mais desejo. Sinto o passar dos dias como se fossem meses, e o passar dos meses como se fossem anos, sinto que não vou conseguir aguentar a espera que se impõe, que daqui a uma hora será tarde demais, sinto vontade de gritar com Deus, já não acredito em fadas e duendes, já não acredito que a vida é feita de sonhos e que consigo realiza-los todos, só com a minha força e vontade, sinto sempre vontade de chorar, sinto que o meu sorriso já não é verdadeiro e que tudo ficou mais cinzento e sem brilho. Sinto que percorro um caminho sem fim à vista...

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dialogos...

A minha cunhada já me tinha dito que trabalhava com duas colegas que não conseguem engravidar, esta conversa surgiu naturalmente, porque ela não faz a mínima ideia do que se passa connosco. Ontem, num almoço na casa dos meus sogros, surgiu novamente esse tema! Estava eu sentada no sofá, super quietinha, com um bocadinho de ressaca da noite anterior, quando ela chega e se senta ao meu lado, primeira frase:
- Lembraste da colega ucraniana que te falei que não consegue engravidar?
- Simmmm!!!
- Foi na sexta-feira, fazer um exame às trompas, parece que estão obstruídas...
-Coitada (sinceramente não me apetecia nada ter aquela conversa)
-Ela está arrasada. O sonho dela é ser mãe, quer mesmo muito, e já está casada à 6 anos, agora acho que estão a pensar voltar para a Ucrânia, porque lá os tratamentos são muito mais baratos.
- Pois, em Portugal esse tipo de tratamentos acho que é muito caro (mal ela sabe que eu estava a falar por experiência própria)
-Já vistes, tadinha, sempre sonhou ser mãe, acho que se fosse comigo não ficava muito triste porque já penso que não vou ter filhos, como a vida está, e com a minha idade (33), vai ser difícil, mas não me importo muito com isso. Agora ela não quer mais nada, só ter uma grande família, ela é muito conservadora...
-Mas o problema dela deve ser fácil de resolver.
-Não sei, a minha outra colega que já tem 40 anos, tinha o mesmo problema e nunca conseguiu engravidar, até já desistiu.
-Devia ter outros factores a complicar, mas hoje em dia a medicina está muito avançada nessa área, o problema é o preço. (a esta altura já tinha o coração aos pulos e queria acabar com aquela conversa a todo o custo) Está calor hoje, não está????

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dedicado a uma amiga muito querida...

"Há certas horas, que não precisamos da paixão desmedida
Não queremos beijo na boca
E nem desejamos corpos a se encontrarna maciez da cama...
Há certas horas,Que só queremos a mão no ombro,
O abraço apertado
Ou mesmo o estar ali, quietinho, ao ladoSem nada dizer....
Há certas horas,Quando estamos quase pra chorar,
Que desejamos a presença amiga,
A nos ouvir paciente,
A brincar com a gente,
A nos fazer sorrir...
Alguém que ria de nossas piadas mais sem graça
Que ache as nossas tristezas as maiores do mundo
Ou que nos teça elogios sem fim...
Mas que apesar de todas essas mentiras úteis,
Nos seja de uma sinceridade inquestionável...
Alguém que nos mande calar a boca
Ou nos evite um gesto impensado
Alguém que nos possa dizer:Acho que estás errado, mas estou ao teu lado...
Ou alguém que apenas diga: Amo você!"

terça-feira, 18 de novembro de 2008

MICROINJECÇÃO (ICSI)

Ontem fomos à nossa 2ª consulta com o Prof. Calhaz Jorge, levamos o resultado do exame do P. e a resposta foi exactamente a que estava à espera: " Conseguirem de forma natural é praticamente impossível, e a única solução que vejo para o vosso caso será a ICSI..." Ficámos os dois a olhar para o Sr. que, de imediato, explicou no que consiste este tratamento, deu-nos uma pasta com alguma informação, dois questionários, um termo de responsabilidade, e disse-nos que quando decidíssemos avançar, para entrarmos em contacto com a clínica. Ainda nos informou que o orçamento para este tratamento ronda os 5.500,00€. Foi tudo muito rápido, pouco mais de 20 minutos, e fiquei novamente com a sensação de estar a ser atendida à pressa, o P. também achou, mas gosta do Dr., diz que ele não tem mais nada para nos dizer, e que pelo menos vai directo ao assunto. Depois do discurso do Prof. Calhaz, começaram as nossas perguntas:
Não temos que fazer mais nenhum exame? Por agora, não vale a pena, faremos na altura do tratamento uma ecografia ao útero e às trompas.
Acha que devíamos ir a uma consulta de genética, o que pode ter causado isto? Penso que não vale a pena, as causas podem ser as mais diversas, mas se quiserem ir não faz mal.
A minha mulher receitou-me Vitamina E1000, vale a pena continuar a tomar? Nem tudo o que se lê na Internet é verdade....
Mas mal não faz? Não, mal não faz!
Quando decidirmos avançar é só ligar para a clínica, está sempre disponível? Sim, quando quiserem avançar é só ligar.
E levantou-se da cadeira, já um pouco farto de tantas perguntas, mas sempre com um sorriso nos lábios, eu e o P. mantivemos-nos sentados porque tínhamos mais questões, falamos sobre a taxa de sucesso do tratamento, que segundo ele ronda os 35%, tocou muito subtilmente, duas ou três vezes, no facto de hoje em dia, nós procurarmos demasiada informação na Internet, (será que ele lê os blogs e o fórum da APF?), deixou-nos à vontade para procurar outras clínicas, e falamos um pouco da diferença que existe no publico e no privado, disse-nos que não acredita que as listas de espera dos Hospitais vão diminuir, e que o que o Governo prometeu, são mesmo só promessas... A sala de espera do consultório estava cheia e evidentemente o Prof. tinha mais que fazer.
Quando saímos olhamos um para o outro e a minha primeira pergunta foi: "O que achas do Dr.? Sabes que temos outras opções, como não vamos fazer já o tratamento podemos consultar outra clínica." E falei-lhe da IVI, e dos descontos que temos se formos sócios da APF. O P. concordou que devemos marcar uma consulta para saber uma 2ª opinião, não tanto pela solução que nos foi apresentada, porque nesse ponto não temos duvidas nenhumas, mas para compararmos as duas clínicas e a forma de tratamento dos médicos. O Prof. Calhaz nota-se que é um médico extremamente experiente, e que não perde tempo, nem nos faz perder tempo, é muito directo naquilo que diz, mas ao mesmo tempo sempre muito sereno e tranquilo.
Não chorei, nem fiquei desesperada, até porque já ia preparada para esta resposta, mas fiquei como se estivesse anestesiada, não conseguia reagir, tenho noção que será um caminho difícil e que financeiramente vamos tentar conseguir o dinheiro até ao próximo Verão, gostava de fazer o tratamento em Agosto, porque aproveitava as nossas férias e assim não tinha que dar explicações a ninguém, mas será muito complicado conseguir juntar o dinheiro todo em 9 meses. A partir de hoje, acho que este cantinho ficará em stand-by, porque pouco vou ter para contar nestes próximos meses, os ciclos para nós passaram a ser normais e sem qualquer esperança de existir um milagre pelo meio, porque como o Dr. disse ao maridão: " Isso seria como sair o Totoloto" O que acabou também dentro de mim, é o sonho que sempre tive de ter, pelo menos, 3 filhos, a vida realmente prega-nos grandes partidas...

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Estamos tristes...


Ontem recebi por e-mail os resultados do 2º exame do P., feito no sabado na Cemeare, e realmente já estava à espera que viesse um pouco pior, porque foi feito numa Clinica de Infertilidade, mas não estava à espera que a diferença fosse tanta... Conversamos um pouco, comparámos os dois exames, chegamos a algumas conclusões. A primeira decisão foi ouvir com atenção, na próxima segunda-feira, o que o Prof. Calhaz Jorge tem para nos dizer, de certeza, que ele nos dará uma Luz ao Fundo do Tunel, que não é dificil de perceber qual será, mas vamos precisar fazer mais exames, penso eu, e até chegar à fase do tratamento real ainda deve demorar. Financeiramente, também vamos ter que adiar este sonho, pelo menos durante 1 ano, até conseguirmos poupar o dinheirinho para um tratamento tão caro. Até lá, continuaremos a ser nós os dois num T3 demasiado vazio e silencioso... Mas dois é sempre melhor que um, e o nosso Amor irá manter-se intacto e irá fortalecer com esta batalha que temos pela frente. Hoje estamos tristes, mas juntos vamos conseguir.


Obrigada Bomboca por este texto que me enviaste, sabes que te adoro ;)


"Não importa...Não importa a natureza de um obstáculo; importa a determinação para superá-lo.Não importa a dimensão do caminho a ser percorrido; mas sim a vontade sincera de percorrê-lo.Não importa se a luta será solitária; o que importa é saber que a vitória depende acima de tudo de nossa vontade de alcançá-la.Não importa se um sonho parecer utopia; o que importa é acreditar que sonhos, por mais fantásticos que possam ser, serão sempre o embrião das grandes realizações.Não importa se for preciso recomeçar muitas vezes; o que importa é ter a coragem de nunca desistir, de crer que cada recomeço não representa uma derrota, mas sim a oportunidade que nos é dada para superar nossas próprias limitações."


PS. Dedico o mesmo texto a todas as novas amigas que me dão apoio neste cantinho, mas em especial aquelas que lutam a mesma batalha que nós. Com um beijinho muito apertado para a Angel, as nossas conversas são a uma base importante para enfrentar tudo isto.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Finalmente!

Finalmente, comprei a Vitamina E1000, entrei no Celeiro e lá estava o famoso frasquinho. Depois de ter visitado mais ervanárias numa semana do que alguma vez me lembro, depois de ter entrado numa ervanária a arder (dahhhh!!), depois de ter trocado várias mensagens com as minhas amiguinhas de luta, acerca do assunto, qual o melhor, qual o mais eficaz, qual o preço, onde comprar, será que faz mal caso estejamos grávidas, em resumo esta semana o assunto principal foi a Vitamina E1000, que teve a vantagem de nos distrair de tudo o resto.
Depois de tudo isto, e de ter desembolsado 25€ por um frasco de 50 comprimidos, chego contentita perto do maridão com o boião na mão e o primeiro comentário é:

- Isso deve ser uma granda treta... (respira)

Aja paciência para os nossos amorzinhos!!!!

P.S._ Miga Angel, no frasco diz que caso esteja grávida ou a amamentar consulte o seu médico antes de tomar este suplemento. No meu caso, decidi que por agora só o P. é que tomava, e eu ficava em pausa, pelo menos, até falar com o Prof. Calhaz.LOVE YOU

Bom Fim de Semana...

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Malvada Vitamina E


Desde que tive conhecimento dos resultados da Vitamina E1OOO no sistema reprodutor feminino e masculino, entro em todas as ervanárias por onde passo. A verdade, é que já tenho a lista das lojas e farmácias onde posso facilmente comprar os comprimidos maravilha, mas como ainda não tive tempo para ir propositadamente a nenhuma, vou entrando naquelas que se cruzam comigo. Até ontem, vi uma ervanária, a minha mãe parou o carro, e lá fui eu toda contente, achei a loja um pouco escura, mas como as ervanárias são escuras e cheiram a incenso, não liguei nem à falta de luz, nem ao cheiro a queimado... Até começar a ouvir uns gritos estranhos no fundo da loja, e de repente saem 3 senhoras muito aflitas, conforme elas saem, vem atrás delas uma nuvem de fumo preto enorme, paralisei, (parva), com a minha paralisia momentânea ganhei uma maquilhagem nova e vamp demais para mim! Lá as senhoras me explicaram que se esqueceram de uma vela a arder em cima do autoclismo da casa de banho, e que pegou fogo (dahhh), mesmo assim ainda perguntei se tinha Vitamina E1OOO, e a dona da loja heroicamente entrou para o meio do fumo às apalpadelas à prateleira, e gritou: Só 400!!!
-Obrigada tinha que ser a 1000, felicidades!!!! (Malvada Vitamina E1000...)

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tranquilidade

É o que se vive por aqui nos últimos dias, os dados estão lançados e de momento não conseguimos fazer mais do que temos feito. Estamos na fase do ciclo em que a esperança se renova, e que tudo pode acontecer. Este mês não houve tabela de temperatura, nem testes de ovulação, este mês as contas foram feitas de cabeça sem recorrer ao calendário ou à agenda, este mês a ansiedade é menor e o estado de alerta à procura de sinais ainda está desligado, e espero mante-lo no Off até á visita do Mr. Red. Não me consegui abstrair totalmente, mas tivemos um ciclo mais descansado do que os anteriores, com menos pressão, também devido a termos dado alguns passos em direcção ao nosso sonho... Vamos esperar para ver o que o futuro próximo nos reserva!